domingo, 26 de junho de 2016

Xavier mestre e modelo das missões

(traduzido do espanhol)
Xavier: mestre e modelo da Missão
Alberto Nunez Ortiz, sj
Universidade de Deusto

 

Javier Maestro

Francisco Javier estudou na Universidade de Paris, onde obteve o grau de Master of Arts em 1530. Por algum tempo, iria exercer o ensino, mas mesmo na época do ministério apostólico, tendo se juntou ao grupo fundador da Companhia de Jesus, reunidos por Inigo de Loyola, ele ainda seria sempre conhecido por esse título: Master Javier. Há uma conexão íntima entre a espiritualidade inaciana e como proceder na educação. Javier Maestro, impregnado com a visão de vida decorrente de uma experiência religiosa comum, mesmo em seus anos de apostolado na Ásia não ocupam tarefas acadêmicas explicitamente, mas agem na missão ao longo das mesmas linhas que inspiraram o ensino da outra jesuítas dedicado a obras educativas. Eles constituem o que tem sido chamado de "cultura educacional inaciana" que mantém a sua relevância e que podem ser resumidos nos seguintes pontos:
A compreensão fundamental da pessoa humana, como a imagem de Deus . A plenitude do ser humano vem de algo que tem sido dado para livre: seu status como um filho de Deus.
A liberdade individual e responsabilidade . A pessoa é chamada a responder livremente a Deus. Daí o interesse no indivíduo e sua missão na Igreja.
modelo de Cristo pessoa. Jesus se apresenta como modelo divino da pessoa ao serviço dos outros. Javier reflete seu ideal no início de suas cartas: "A graça e amor de Cristo Nosso Senhor sempre ajudar e ajudar-nos."
Primado da ação . A educação é uma preparação para a vida, para a ação, cuja orientação é essencial, especialmente para o serviço mais pobre.
Na Igreja . A educação prepara conscientemente responder ao chamado interior de Cristo na Igreja e no serviço de toda a humanidade.
Os Magis . Javier herdado de sua inquietação espiritual Padre Mestre Inácio, que se manifesta na predileção por uma palavra: "mais". Essa palavra chegou ao Japão e na China, para os desafios Javier de evangelização.
Comunidade . O missionário, Francisco Xavier, parte de uma comunidade de origem, mantendo os laços com a sua informação afetos e sempre me sinto.
Discernimento . Javier, a educação é ensinar os outros a tomar decisões através de um processo de discernimento pessoal e comunitário. Javier teve para decidir onde e que para trabalhar: a missão à Indonésia, Japão e China.

O primado da caridade na missão

Durante muito tempo, tem sido comum a chamar de "missão" (ou "missões" plural) o envio de evangelizar em uma área geográfica remota do cristianismo. Mas desde o Vaticano II nós recuperamos o sentido original da missão, que pertence a toda a sua Igreja (todos os batizados e em todos os lugares). A origem desta missão recebida está no próprio Deus, ao enviar para o mundo do Filho e do Espírito pelo Pai para mostrar seu imenso amor por nós. Então, quando Jesus começa sua pregação em Nazaré, ela subscreve as palavras proféticas de Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu. Ele me enviou para anunciar aos pobres a Boa Nova, para proclamar a libertação aos cativos, a vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos, a proclamar um ano de graça do Senhor "(Lc 4, 18-19) . Todos os cristãos, ungidos pelo Espírito no batismo, participar na missão libertadora de Cristo.

Javier Se perguntarmos o que é mais importante na missão, nós respondemos, sem a menor dúvida: a caridade, o amor. As instruções a seus colegas não se cansava de repetir:

"Peço muito com essas pessoas, eu digo com chave, e, em seguida, todas as pessoas com tanto amais; porque se as pessoas te amo, e está tudo bem com você, vai fazer muito serviço a Deus "(27 de março de 1554). "Tente sempre com amor com essas pessoas e fazê-los funcionar em que vos amei" (27 de março de 1554). "Obterá com todos seu poder fazer você amar essas pessoas, porque sendo os amava, vai fazer muito mais frutos do que ser odiado eles" (fevereiro 1548). E na mesma carta reitera: "Muitos anos em torno recomendamos que você trabalha para fazer você ama em lugares onde você anda e cumprir bem fazendo boas ações e com palavras de amor, porque estamos todos mais amado que odiado, porque assim fará ye mais frutas, como eu disse. "

Também hoje, a primeira encíclica do Papa Bento XVI identificados nesses termos a essência da comunidade cristã: "A natureza íntima da Igreja exprime-se um triplo dever: anúncio da Palavra de Deus (kerygma-martyria), celebração dos Sacramentos (leiturgia) e serviço da caridade (diakonia). Estas funções pressupõem um ao outro e não podem ser separados um do outro. Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de actividade de assistência social que também poderia ser deixado para os outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência "(Deus caritas est, n. 25). Por isso, o Papa disse na mensagem de DOMUND 2006 "A caridade, alma da missão". "A missão, se não por caridade, isto é, se não nasceu de um profundo gesto de amor divino, corre o risco de ser reduzida a uma mera atividade filantrópica e social" (n. 1).

Através do testemunho da caridade, a Igreja serve o Reino de Deus, já presente no mundo. Não é surpreendente, portanto, que o diálogo com outras religiões e culturas é uma parte integrante da sua missão. No entanto, a missão não pode ser reduzido ou o serviço de atendimento a caridade, nem o diálogo, nem a simples manutenção de comunidades cristãs existentes. Como no momento da Javier, as "missões" são ainda necessários si: as iniciativas eclesiais para espalhar o evangelho em todo o mundo e encontrou a Igreja entre os povos que ainda não conhecem Cristo. Assim, estão se espalhando de forma visível, sacramentalmente, as fronteiras da Igreja. Como ele escreveu Javier, de Malaca, os jesuítas da Europa, 22 de junho de 1549:

"Grande é o consolo que temos de ver que Deus nosso Senhor vê intenções, vontades e propósitos que vão para o Japão. E porque o nosso caminho é apenas para as imagens de Deus conhecer o seu Criador, e o Criador seja glorificado criaturas em sua imagem e semelhança colocadas e que os limites da Santa Madre Igreja, noiva de Jesus Cristo, são acrecentados , estamos muito confiantes de que nossa jornada terá bom sucesso ".

razões cristãos para a missão

No Evangelho, Jesus ressuscitado dá aos seus discípulos na Galiléia uma missão universal: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações ... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mt 28: 19-20). Talvez o mandato missionário é vivida hoje com alguma hesitação por muitos cristãos na Espanha. Parece bom cooperação para o desenvolvimento com os povos mais pobres, mas por pregar a religião para aqueles que já têm o seu? Essa pergunta leva a outra: por que a missão? Poderíamos evocar a tentar responder a quatro razões importantes que permanecem atuais de Javier:
Porque Deus quer que todos os homens se salvem, e que estará enviando seu Filho Jesus e do próprio ser da Igreja. "O amor fraterno que o Senhor pede a seus" amigos "tem a sua fonte no amor paterno de Deus" (Mensagem DOMUND 2006, n. 3).
Para isso, impulsionada pelo amor recebido, ele tem a obrigação de compartilhar com todos os homens os bens espirituais da salvação. "A missão constitui para todos os fiéis um compromisso irrenunciável e permanente" (Mensagem DOMUND 2006, n. 1).
Para a glória de Deus é o bem do homem, e não há maior bom para ele que conhecer o seu Criador e Redentor, sua felicidade. "Na verdade, a consciência desta missão comum preciso ter força a generosa disponibilidade dos discípulos de Cristo para realizar obras de promoção humana e espiritual" (Mensagem DOMUND 2006, n. 3).
Porque Cristo é o conteúdo da nova humanidade (fraternidade, reconciliação, unidade ...) os homens esperam como libertação do erro e do pecado. A Igreja de anunciar Cristo serve a humanidade. "Cada comunidade cristã é chamada, então, a fazer conhecer Deus, que é amor ... com o seu amor a Deus permeia toda a criação e da história humana" (Mensagem DOMUND 2006, n. 2).

É importante não perder de vista estas razões cristãs. Neles reside a diferença com um conceito secularizado da missão, como se o seu modelo era uma espécie de bom samaritano, que faça o bem sem olhar para quem, e quem lida com seu irmão, enquanto outros mais religioso ir explicitamente sobre a sua ... mas muitas vezes nos esquecemos de que, com parábola do bom samaritano (Lucas 10: 29-37), Jesus respondeu à pergunta: "quem é o meu próximo?". O "fazer o bem sem olhar para que" torna-se assim um "fazer o bem olhando bem quem" como dizer a si mesmo: que mulher ou homem que sofre é o meu próximo, é ligado a mim, Deus, desde o início da criação e têm um destino comum em glória. O próprio Deus, origem, meio e fim de toda a criação: a fonte transcendente da compaixão do Samaritano e da Igreja, assim, revelou. Não é surpreendente, portanto, que Javier, mestre e modelo da missão, recomendo fortemente a seus colegas que, mesmo quando eles distribuem esmolas lembrar as pessoas aceitam a necessidade para a vida eterna e salvação que só Cristo pode dar. Javier, a missão como tudo deve ser fundada somente em Deus. Em uma longa carta escrita aos jesuítas de Goa (05 de novembro de 1549), Francisco reitera-lo sem rodeios:

"Eu rezo para que você fundéis plenamente em Deus em todas as suas coisas, não confia no seu poder ou conhecimento ou opinião humana; e, portanto, eu percebo que você está preparado para um todo grande adversidade e espiritual e corporal, que você pode vir, porque Deus levanta e se esforça para os humildes, especialmente os das pequenas e baixas coisas tiveram suas fraquezas e clara espelho e vencê-los. "

O zelo missionário de San Francisco Javier pode encorajar a Igreja na Europa hoje. A atual crise de vocações para a vida sacerdotal ou religiosa não deve constituir-se como um impedimento absoluto para a missão. palavras Um dia de Javier foram repetidos entre Universidade de Paris, que foram explicitamente dirigidas às consciências, como lemos em uma carta de 1544 na Ásia missionária a seu amigo Ignacio na Europa:

"Muitos cristãos são deixados por estas bandas não têm pessoas em coisas tão piedosas e santas se refere. Muitas vezes mover-me pensamentos de ir para os estudos dessas partes, chorando como um homem que perdeu sua mente, e, principalmente, para a Universidade de Paris, Sorbonne dizendo aquelas com mais letras que vontade de se preparar para dar frutos com eles : quantas almas parar de ir para a glória e ir para o inferno por negligência deles "...

No início deste milênio, a Exortação Apostólica Ecclesia in Europa João Paulo II repetiu as palavras de Javier foi feita a partir de Índia para estudantes universitários europeus:
"Um anúncio de Jesus Cristo e do seu Evangelho para ser limitada apenas ao contexto europeu iria mostrar sintomas de uma preocupante falta de esperança. O trabalho de evangelização é animada por verdadeira esperança cristã quando é aberto a horizontes universais, que levam a oferecer gratuitamente a todos que também recebeu como um presente. (...) Em outros continentes, especialmente na Ásia e na África, as comunidades eclesiais ainda observar as Igrejas na Europa e esperamos que continuem a realização de sua vocação missionária. Cristãos na Europa não pode renunciar a sua história. "

É verdade, não podemos renunciar à nossa história. E não podemos esquecer o testemunho de San Francisco Javier, mestre e modelo da missão cristã. Assim, Bento XVI expressou em sua mensagem para o Dia Missionário Mundial 2006 "Dia Mundial das Missões é boa oportunidade para compreender sempre melhor que o testemunho do amor, alma da missão, concerne a todos. Servir o Evangelho não pode ser considerado uma aventura solitária, mas o compromisso que cada comunidade ações "(n. 4).

( Illuminare , No. 368, Outubro de 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário