segunda-feira, 27 de junho de 2016

As múltiplas ações de São Francisco Xavier

FRANCISCO JASSU D'AZPILCUETA Y JAVIER

São Francisco Xavier nasceu em 07 de abril de 1506, na Espanha. Era filho de uma nobre família herdeira do Castelo de Xavier. Aos 18 anos foi estudar Filosofia na França, tornando-se notável professor da Universidade de Paris. A fama e o poder mudaram seu rumo, mas aos 27 anos de idade conheceu Santo Inácio de Loiola que o convenceu a mudança profunda de seus costumes, passando a dedicar-se inteiramente a Deus. Inácio de Loiola dizia: “Francisco do que vale você ganhar fama e poder neste mundo, se não salvar tua alma”
Em 1934, fundaram a Companhia de Jesus, que são os missionários Jesuítas. Logo de imediato começaram a missão com voto de pobreza e castidade. Foi para Roma na Itália a fim de ordenar-se padre e ficar a disposição do Papa para evangelizar em terras distantes do Oriente.
No dia 7 de Abril de 1541, dia do aniversário do nosso Santo; completava 35 anos de idade. Partiu de Portugal para a maior missão de toda a historia da igreja. Passou por diversos paises, regiões e ilhas como: Moçambique na África, Índia, Indonésia, Malásia, Japão e dezenas de outras aldeias e ilhas do oceano Pacífico. Morreu chegando à China a 03 de dezembro de 1552, aos 46 anos de idade, vitima de uma febre devido as inúmeras viagens no mar.
Foi o Santo que mais viajou para pregar o evangelho e é considerado o maior de todos os missionários depois de São Paulo Apóstolo. Seu corpo ainda está preservado quase 500 anos depois da morte e é exposto a visita a cada dez anos na Índia.

Ações feitas por Francisco Xavier:
·         Enfermeiro - Cuidava de doentes em hospital da Itália, no navio e em Moçambique


·         Confessor - Confessava os viajantes, e o povo ateu que se convertia

·         Conselheiro - Orientava os reis e convertia-os a abandonar os deuses falsos
Xavier, conselheiro de D. João III, rei de Portugal
·         Catequista - Dava catequese as crianças
·         Pedinte – pedia esmolas para ajudar vitimas de massacres na Índia
·         Sacerdote – à tarde e aos domingos celebrava a missa nos povoados onde passava.

* Missionário peregrino - passou 1 de cada 3 dias no mar em viagens missionárias
·         Piedoso – visitava os presos e confessava nas prisões

·         Batizador – levou o batismo a mais de 50.000 pagãos tornando-os cristãos
·         Orador – passava muitas horas da noite isolado em oração e jejum
·         Pregador - juntava muitas pessoas em pregação em praça pública
·         Escritor - Detalhou os 10 anos de missão em inúmeras cartas. Com isso, conseguiu mais missionários para o Oriente.
·         Taumaturgo - 800 milagres confirmados foram aprovados por Roma, somente em uma região onde passou. 27 ressurreições invocadas depois da morte do santo e outras mais quando estava em missão
·         Fundou varias escolas para formação religiosa principalmente na Índia
Seminário jesuíta na Índia - "O colégio de Goa está quase concluído. Educam-se ali crianças de muitas nações, que são assim arrancadas às trevas do paganismo. Uns aprendem somente a ler e a escrever; outros aprendem o latim". - carta de Xavier 

·         Construiu dezenas de capelas simples por onde passava

Era Chamado de Santo Padre por onde evangelizava, ainda em vida.
Exemplo de vida em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário