domingo, 12 de junho de 2016

padroado pelo mundo

A devoçao a são Francisco Xavier iniciou-se pouco depois de sua morte, pois este missionario ainda em vida já era chamado devotamente de Santo Padre como reconhecimento dos fiéis por sua santidade que era confirmada pelos inúmeros milagres operados ainda em vida, inclusive ressureiçoes. Alem disso, a descoberta de seu corpo incorrupto,  dois  meses e meio após sua morte apressou a propagação da devoçao como veneração de santidade.



em manutenção. ...



A devoçao a este santo foi amplamente difundida pelos missionários jesuítas a partir de sua beatificação  em 1619, quando, oficialmente, a Santa Igreja reconhece a santidade. A difusão da sua veneração espalhou por todas as regiões de missão jesuítica, inclusive o Brasil.

Nos dias atuais podemos verificar a manutenção dessa devoçao através da homenagem ao nome de São Francisco Xavier como padroeiro de algumas Dioceses, dezenas de paróquias,  comunidades eclesiais de Base, bem como instituições civis e filantrópicas: asilos, hospitais, colégios, universidade. Ha tambem municípios, Distritos e ruas com seu nome. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário