S. Francisco Xavier |
Seu grande desejo era anunciar Jesus na China. Faleceu em 1552. É um exemplo de missionário comparado a S. Paulo por suas longas viagens apostólicas.
O Papa Pio XI, o proclamou, junto com S. Terezinha, Padroeiro das Missões.
Comemoramos o dia de S. Francisco Xavier em 3 de Dezembro.
S. Terezinha do Menino Jesus. |
De família religiosa cristã, participava assiduamente da Missas e vivia no amor a Deus e muito solidária com os necessitados.
Cresceu como todas as crianças, mas o que mais encantava a todos, era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar.
Seus pais: Luiz José e Zélia tiveram 8 filhos, 4 dos quias morreram ainda pequeninos. Aos 11 anos, no dia 8 de Maio de 1884, com muito preparo e amor, Terezinha recebeu pela primeira vez Jesus na Eucaristia.
Em suas brincadeiras disputava com a irmã quem faria mais gestos de amor durante o dia. Sempre que via alguma criança com fome ou frio oferecia-lhe algo e falava-lhe do amor de Jesus.
Aos 9 anos de idade desejou ser religiosa Carmelita e com uma permissão especial do Papa Leão XIII, realizou o seu desejo aos 15 anos. Aos 16 anos, entrou no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e praticou de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus.
" Passarei meu céu fazendo o bem na terra", desejava ela.
Certa vez soube que um homem havia sido condenado á morte por ser criminosos, este homem estava revoltado contra Deus e contra todos, Terezinha começou a rezar e fazer sacrifícios para que antes de morrer ele voltasse seu coração para Deus... e foi com grande alegria que ficou sabendo que no momento antes de morrer aquele homem pediu o crucifixo e com profunda reverencia e respeito o beijou. Era um sinal do céu! Tinha-se convertido! Estava salvo.
E assim foi durante toda a sua vida, quando adoeceu com tuberculose oferecia suas dores e cansaços pelos missionários.
Ela foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Transformou sua vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário em Igreja universal.
Terezinha faleceu no dia 30 de Setembro de 1897 . Nunca foi para as missões, no entanto, o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier.
E sua festa passou a ser celebrada no dia 1° de Outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário