domingo, 5 de junho de 2016

san francesco saverio - trad. do italiano

San Francesco Saverio

03 de dezembro

Xavier, Espanha, 1506 - Ilha Sancian, China, 03 de dezembro de 1552


Estudante em Paris ele conheceu Santo Inácio de Loyola, e fez parte da fundação da Companhia de Jesus núcleo. E 'o maior missionário da era moderna. Ele levou o Evangelho em contacto com as grandes culturas orientais, adaptando-o com sentido apostólico sábio para o caráter das várias populações. Em suas viagens missionárias tocou Índia, Japão, e morreu enquanto se prepara para espalhar a mensagem de Cristo no vasto continente chinês. (Mess. Rom.)

Mecenato: Japão, Índia, Paquistão, missões, missionários, marinheiros

Etimologia: Francis = livre, a partir da antiga alemão

Martirológio: Memória de São Francisco Xavier, sacerdote da Companhia de Jesus, evangelizador das Índias, que nasceu em Navarra, foi um dos primeiros companheiros de Inácio. Impulsionado pelo desejo ardente de difundir o Evangelho, ele anunciou compromisso com Cristo para inúmeras pessoas na Índia, nas Molucas e outras ilhas ainda, então Japão converteu muitos à fé e morreu, por fim, na China, na ilha de Sancian, exausto pelo doença e fadiga.


Este pioneiro das missões dos tempos modernos, o santo padroeiro do Oriente, em 1748, a Sociedade para a Propagação da Fé de 1904, de todas as missões com Santa Teresa do Menino Jesus, em 1927, nasceu de pais nobres na 1506/07/04 castelo de Xavier, em Navarra (Espanha). Francis não se tornaria um advogado e um diretor como seu pai, nem um guerreiro como seus irmãos mais velhos, mas um clérigo como qualquer momento cadete. É por isso que em 1525 ele foi para um doutorado na Universidade de Paris sonhando benefícios Pingui na diocese de Pamplona. Seu encontro com Inácio de Loyola foi providencial porque ele transformou-o de campeão do salto e corrida na arautos do Evangelho, pelo professor de filosofia em Santo. Atribuído na escola de Santa Barbara para a mesma sala de Xavier, o fundador da Companhia de Jesus tinha visto profundamente na alma dele, ele gostava de, e várias vezes lhe tinha dito: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro também e perder a "alma? (Mc. 08:36). posteriormente Inácio confidenciou que Francis era" a peça mais difícil de massa que ele já teve que misturar "e Xavier, em fazer retiro de quarenta dias sob a direção Inácio antes de iniciar o estudo da teologia, ele vai orar: "obrigado, Senhor, pela providência de dar-me um sujeito como esse Inácio, no início tão pouco simpático."
o 15 de agosto de 1534 ele, juntamente com Loyola, na igreja de Santa Maria de Montmartre feito um voto de castidade e pobreza e andanças na Palestina ou, se tal for impossível, para ir a Roma para estar à disposição do papa. ele, também, no início de 1537, ele encontrou-se com outros seis primeiros companheiros agendada nomeação em Veneza, mas a guerra eclodiu entre a Turquia ea República Veneta os impediu de levar a efeito de um voto. Inácio e seus discípulos se dedicaram ao doente no hospital, em seguida, degl'Incurabili fundada por São Caetano de Thiene e, depois de ser ordenados padres, pregando nas ruas em uma estranha mistura de línguas neolatinas. Em Bolonha especialmente Xavier ganhou fama como pregador e consolando os doentes e presos, mas em seis meses você arruinou a saúde dando-se a austerissime penitência. Santo Inácio chamou a Roma como sua secretária. Na primavera de 1539 ele participou da fundação da Companhia de Jesus e, um ano depois, ele foi enviado para o local de Nicholas Bobadilla, que sofre de dor ciática, o Indies Oriental como legado papal para todas as terras localizadas ao leste do chefe de boa esperança, seguindo as orações insistentes abordados por João III, rei de Portugal, a Inácio por seis missionários.
durante a viagem de barco dolorosa, que durou treze meses, Xavier sovraspese para a assistência espiritual para 300 passageiros pertencentes certamente não é a "boa sociedade", apesar do fato de que há dois meses ele sofria de enjôo. Uma noite, o hospital em Moçambique, tendo o médico encontrou tremendo de febre, ordenou-lhe para ir para a cama. Como um marinheiro que estava morrendo sem arrependimento, ele respondeu: "Eu não posso ir lá Um irmão tem tanta necessidade de mim.". Tendo estabelecido no colégio de St. Paul, em Goa, ele começou seu apostolado (1542) entre a colônia Português com o seu estilo de vida imoral escandalizado mesmo os pagãos. Em seguida, ele estendeu seu ministério para os doentes, os prisioneiros e escravos com tanto cuidado, como a merecer o título de "Santo Padre" e "Grande Pai". Com um sino se reuniram nas ruas as crianças e ensinou-lhes o catecismo e cânticos espirituais.
Depois de cinco meses, o governador das Índias mandou para o sul do país, onde o Português tinha construído suas fortalezas, começaram seus negócios e batizou os nativos e prisioneiros de guerra sem preparação suficiente. Muitos deles tinham caído na idolatria, como os mergulhadores pérola da costa Paravi que, oito anos antes, pediu para ser batizado para ser defendida pelos maometanos. Francis, que não possuía o dom de línguas, com a ajuda de intérpretes imediatamente traduzido para suas línguas principais orações e verdades da fé. Então, por dois anos, ele passou de aldeia em aldeia, a pé ou em navios de cabotagem desconfortáveis, expostos a muitos perigos, fundando igrejas e escolas, tornando professor de todos, médico, juiz em disputas, a defesa contra as exações das Português, cumprimentou em qualquer lugar onde santo e milagreiro. "Essa é grande é a multidão de convertidos - ele escreveu - que muitas vezes a sua dor de braços tanto que eu tenho batizado e não tenho mais voz e força para repetir o Credo e os Mandamentos em sua própria língua". Em um mês ela veio para batizar 10.000 pescadores casta Macua, em Travancore. Enquanto ele estava administrar o sacramento, ele recebeu a triste notícia de que 600 cristãos de Manaar tinha preferido para ser morto em vez de retornar ao paganismo. Ele sentiu um momento de desespero: "Eu estou tão cansado de viver - ele escreveu - que a melhor coisa para mim teria que morrer por nossa Santa Fé." É triste que ele veja a cometer tantos pecados e não ser capaz de fazer qualquer coisa.
Embora continuamente disponível para o próximo, o santo foi sempre maltratado pelos oficiais e comerciantes portugueses, determinado a não permitir que suas almas caça dificulta a sua busca de prazer e riqueza. Sem se importar com os homens, nos anos (1545-1547) seguintes abriu novos campos de apostolado. Ele pregou por quatro meses no importante centro comercial de Malacca; Ele visitou o arquipélago das Molucas; a ilha de Amboina, na Nova Guiné, foi capaz de aproximar a população com medo de uma aldeia, sentado e cantando todos os hinos que ele sabia; Ele foi para a ilha de Ternate, extrema fortaleza do Português, e mais longe ainda, para as ilhas do Moor, o Maluku do Norte, habitadas por headhunters. Para lá dos visitantes indesejados são servidos comida envenenada. Quando Xavier decidiu visitá-los, ela aconselhou-o a realizar os antídotos, mas ele preferiu colocar toda a sua confiança em Deus. "Estas ilhas - vai escrever o 1548/01/20 - são feitas e dispostas a se perguntar por que você iria perder a visão em poucos anos por causa da abundância de consolação lágrimas ... Eu circolavo habitualmente nas ilhas são cercadas por inimigos e povoada por amigos inseguras, por meio de terra desprovida de quaisquer remédios para doenças e livre de qualquer ajuda para preservar a vida. " No entanto, ele orou: "Não vá embora, ó Senhor, por estas tribulações se tiver de me enviar onde eu ainda pode sofrer mais por amor."
Depois de três meses de trabalho duro, ele voltou para Ternate. O sultão reinante teve boa recepção para o missionário, mas para a fé cristã que preferia seus cem esposas e inúmeras concubinas. Atingido Malacca em dezembro de 1547, Providence reuniu Xavier para um fugitivo japonesa, Anjiro, ansioso para se tornar um cristão para chutar a remorso cagionatogli de um crime cometido em casa. O Santo estava tão seduzido pela notícia de que ele tinha sobre o Japão e seu povo que conceberam um desejo extremo para visitá-los para evangelizar. Depois de fornecer para o governo de São Paulo College, em Goa e enviar missionários para os locais visitados, peças para o Japão em companhia Anjiro, seu colaborador. Desembarcou em Kagoshima, na ilha de Kiu-Shu, 15 de agosto 1548. O príncipe Shimazu Takahisa ele recebeu amavelmente, e enquanto ele estava estudando a língua do país, Anjiro se converteu ao catolicismo mais de cem parentes e amigos. "Os japoneses - escreveu Xavier na Europa - são os melhores dos povos." Quando o príncipe, incitado por monges budistas, proibiu qualquer outro batismo, o missionário corajoso decidiu introduzir até mesmo o imperador e universidades na capital, Miyako (Kyoto), mas por causa de universidades da guerra civil endémicas não iria abrir as portas e l 'Imperador fuga não iria recebê-lo (em 1551), porque ele não tinha presentes e mal vestido. Em seguida, ele apareceu em roupas lindas e com presentes valiosos para o príncipe de Yamaguchi, que lhe concedeu total liberdade de pregar. Em pouco tempo ele conseguiu criar um cristianismo florescente que formou as delícias de sua alma "e estendê-lo no reino vizinho de Bungo.
Quando, no inverno de 1551, solicitado pelo negócio urgente, Xavier voltou à Índia, no Japão havia mais de 1.000 cristãos. as dificuldades que tinham clareados cabelo dela. Como muitas vezes, sempre imerso na oração, ele teve que andar descalço e sangramento ou percorrer os rios congelados! Quantas vezes, com fome e tremendo, ele havia sido expulsos das casas de pedra! muitas vezes caiu exausta na beira da estrada., a fim de continuar sua viagem, por vezes, teve de lidar com como um noivo em viajantes mais afortunados.
para os japoneses, os chineses foram os mestres incontestáveis ​​de todo o conhecimento. Tendo sempre senti opor à monges que se a religião cristã era era verdade, os chineses já teria sabido, ele decidiu ir e converter. uma vez que a prisão ou a morte fosse o destino que cabia a todos os estrangeiros que estavam tentando entrar nesse país, Saverio organizada uma embaixada à corte de ' imperador da China, da qual ele seria uma parte. Em Malaca, no entanto, o almirante Português no comando, irritado porque ele não foi escolhido ele como embaixador, ele enviou a montante a viagem proposta denunciar publicamente o santo como um falsificador de bolhas papais e imperiais. Não se abater pelo duro golpe, o apóstolo iluminado on 1552/04/17 desembarcou ilha de Sanciano um funcionário chinês convertido, Antonio Santa Fe. Lá ele encontrou velhos amigos que lhe ofereceram hospitalidade e um contrabandista que para 200 ducados estava disposto a colocá-las secretamente, às portas de Canton. Para um amigo Santo escreveu: "Orai muito para nós, porque corremos grande risco de ser preso No entanto, agora que o console com antecedência com o pensamento de que é melhor ser presos por puro amor de Deus, que ser livre para ter queria escapar do tormento e. a dor da cruz. "
no dia marcado o contrabandista perdeu palavra. No inverno rigoroso, Xavier caiu doente com pneumonia, e foi livre de qualquer tratamento morreu em uma cabana na 1552/12/03 após repetidas muitas vezes: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim 0 Lady, mãe de Deus, lembra de mim! ". Seu corpo foi enterrado pelo servo na parte norte da ilha, em uma caixa cheia com cal. Dois anos mais tarde, ele foi transportado, completo e intacto, primeiro em Malaca e em seguida, para Goa, onde é venerada na Igreja do Bom Jesus.
Paul V beatificado Xavier a 21/10/1619 e Gregory XV canonizou em 1622/12/03. Estima-se que o santo missionário conferiu batismo em cerca de 30.000 pagãos. Sua peregrinação contínua para regiões distantes deu alguns a impressão de que era o temperamento inconstante. Como legado papal, pioneiro, e superior provincial dos jesuítas, era compreensível que ele, um mais ardente da glória de Deus ea salvação das almas, suspirou a tomar visão de seu imenso território para lhe enviar os trabalhadores necessários. St. Ignatius teria preferido que em vez de pagar em pessoa, ele ficou para administrar as missões da Índia, e tinha enviado para lavrar o solo outros irmãos. A carta que ele escreveu para recuperá-lo, pelo menos temporariamente, na Europa, veio quando ele já estava morto.





03 de dezembro é a festa litúrgica de São Francisco Xavier. Um santo que é inacreditável. Ele deixou apenas para a Índia, com uma riqueza: levar Cristo àqueles que ainda não o conhecia. Um exemplo de militante cristianismo.
St. Francis Xavier é considerado o maior missionário da era moderna. Ele foi proclamada Padroeira do Oriente, a Obra da Propagação da Fé e, com Santa Teresa de Lisieux, das Missões. De fato, em sua vida, todos dedicados ao apostolado, ele chegou à Índia, Japão e China, onde morreu.
Francesco De Jassu veio à luz em Espanha 07 de abril de 1506 no Castelo de Xavier (que então Xavier) em Navarra a partir de um nobre família de princípios religiosos saudáveis. Depois da destruição do castelo e da morte de seu pai, que ocorreu durante a guerra entre Ferdinand e real Navarra, que eram pró-francês, ele começou um momento triste para a família Xavier.
Francis, tanto para escapar derrota e miséria, é se preparar para restaurar a glória de sua família, ele se mudou para Paris para estudar na Universidade. Lá, ele tomou parte na vida social da cidade, ele conheceu humanistas e foi atraído pelas teorias heréticas do tempo, mas foi "salvo" por duas figuras que teriam influenciado positivamente. Encontrando-se vivendo em um albergue universitário, ele conheceu como companheiros de quarto antes do Beato Pedro Fabro e, em seguida, Santo Inácio de Loyola.
A hagiografia quer agora St Ignatius, observando o temperamento interessante do menino, tentou dissuadi-lo de sua visão da vida muito intimamente ligada aos bens materiais, muitas vezes repetindo a frase: "que aproveita ao homem também ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mc 8:36.). Francis, no início, mudou-se antipatia Inácio, manteve-se indiferente às suas chamadas, mas finalmente teve que ceder.
A antipatia se transformou em profunda admiração e gratidão, e 15 de agosto de 1534 foi consagrada a Cristo entre os sete primeiros membros da Sociedade . de Jesus seus dois irmãos mais velhos tentaram dissuadi-lo de tal decisão não adquirir o cânon em Pamplona, ​​mas era tarde demais: Francesco já estava a caminho de Itália, com seus companheiros, ele decidiu deixar para a Terra Santa. Uma vez em Veneza, eles foram incapazes de deixar para a Palestina devido às guerras em curso entre os venezianos e os turcos, e assim eles foram para Roma, onde recebeu a aprovação do Papa Paulo III e foram ordenados sacerdotes.
Logo as longas peregrinações começaria del Santo. Francis, ocasionalmente, ele sonhava em trazer sobre seus ombros muito pesados ​​e quando o embaixador da Índia em Lisboa solicitou à Companhia de Jesus para enviar dois sacerdotes nas Índias para a evangelização do que a terra, aconteceu que Francis, embora não tivesse sido escolhido, teve de licença médica para um dos dois padres que haviam sido escolhidos.
em 07 de abril de 1541 Francis partiu de Lisboa e depois de uma longa viagem durou treze meses chegou (era 06 de maio de 1542), em Goa, o Português conquistou a capital do Trent Leste 'anos antes. Francesco escolheu como sua residência na cidade de hospital de dormir em uma cama ao lado de um dos mais gravemente doente. Por dia, ele mudou-se através da cidade chamando-as crianças e escravos para educá-los ao cristianismo, visitou os prisioneiros doentes e ganhando o nome de "bom pai". Foi também responsável pela Paravi, mergulhadores de pérola, que, perseguidos pelos muçulmanos, que tinha sido com o Português, e eles se tornaram cristãos, mas sem educação adequada, porque não conhece bem a língua deles.
Francesco, junto com dois companheiros que grupo étnico que atuou como intérpretes, foi para os lugares de Paravi com grande esforço e traduziu as orações mais importantes e as verdades da fé. Por dois anos ele se transformou em batizando aldeias, ensinando as orações e fundar igrejas e escolas.
Depois de Goa, Malaca e mudou-se no arquipélago das Molucas. Durante este tempo ele conheceu um japonês que fugiram do seu país por um crime cometido. Estes, chamado Hanjiro, ela queria converter e provocou um forte interesse na santa contra os japoneses. Assim, em 1549 ele chegou ao Japão. No início, houve uma boa recepção, então, porque o monge foi introduzida a pena de morte para aqueles batizados. Japão ainda teria deixado uma boa impressão sobre Francis, que foi embora deixando uma comunidade de já 1.500 adoradores.
Agora estava por vir China e no Japão foram submetidos como uma terra muito mais culta e refinada. Francesco seria a última viagem, ele chegou à China caiu doente com febre e morreu. Seu corpo foi transferido para Goa, onde ainda é.
Francis, além de ter milhares de quilómetros percorridos por terra e mar, estima-se que batizou 30.000 pessoas. O seu apostolado foi baseada sull'alternare a exposição da doutrina da oração, de fato importava muito com a tradução das orações básicas que transmitiram as verdades da fé, como o simples sinal da cruz com a qual ele transmitiu a idéia da Trindade.
uma evangelização gigante. Um farol para os nossos tempos de secularização, a apostasia e traição óbvia por muitos cristãos que têm medo de dar testemunho de Cristo, Caminho, Verdade e Vida. St. Francis Xavier ensina que todo o sacrifício deve ser feito para dar testemunho da verdade de Cristo, e que sem esta verdade, a vida de cada homem é impiedosamente pobres.


Autor: Corrado Gnerre





Numerosas referências para St. Francis Xavier editada por LibreriadelSanto.it

Occhetta Francis, Francis Xavier. O patrono Jesuíta de ... , Elledici, 2009-48 páginas
Schurhammer Georg, São Francisco Xavier , Apostolado da Oração Publishing, 2005-96 páginas
Lawrence Santo Inácio, São Francisco Xavier , São Paulo Editions, 2002-96 páginas
Bellido Juan F., Francesco Saverio. Para os fins ,r



Nenhum comentário:

Postar um comentário