Frases de São Francisco Xavier

FRASES DE SÃO FRANCISCO XAVIER NAS MISSÕES


1. "Eu fiz voto de viver de esmolas, de não comer senão o pão que mendigar, e quanto seja compatível com o meu ministério: permiti, pois, que me conserve fiel a este meu voto, ou que continue a habitar o hospital." (São Francisco Xavier)

2. "... eu obedecerei ao mandato de Deus! Estou preparado e pronto a sofrer tudo e com a maior alegria do meu coração, para a salvação dos pobres índios" (São Francisco Xavier)

3. "Espero também que terei a felicidade de ali morrer por Jesus Cristo!...".(São Francisco Xavier)

4. ”Tremo quando me lembro de que o tempo que lhes foge em cada dia, pode faltar-lhes repentinamente, e que então será já tarde!" (São Francisco Xavier)

5. "Enquanto eu tiver estas duas mãos, espero que Deus me fará a graça de permitir que me sirva a mim mesmo". (São Francisco Xavier)

6. "Eu me esforçarei por sustentar o pesado fardo que Deus, e os seus representantes sobre a terra, me impõe". (São Francisco Xavier)

7. A minha incapacidade é grande, mas Deus é todo-poderoso; deposito n'Ele somente, toda a minha confiança.(São Francisco Xavier)

8. "A ausência da cruz é a ausência da vida".(São Francisco Xavier)

9. Consolai-vos, lhe disse Xavier, eu vou sofrer e sofrer muito!"(São Francisco Xavier)

10. "Não se adianta na virtude senão quando se tenha triunfado de si próprio. A ocasião de um grande sacrifício é uma coisa tão preciosa que se não deve nunca deixar escapar".(São Francisco Xavier)

11. "Fiz voto de pobreza, quero por isso viver e morrer entre os pobres, mas nem por isso sou menos reconhecido pelo interesse e cuidados que me prodigalizam".(São Francisco Xavier)

12. "Praza a Deus que eu possa consagrar-me inteiramente ao seu serviço e ser para sempre seu escravo" (São Francisco Xavier)

13. Vós não querereis, estou certo, ver-me infiel ao meu voto, senhor; permiti, pois, que eu não tenha outra morada que não seja a dos pobres.(São Francisco Xavier)

14. "É devido a vós que uma infinidade de almas são excluídas do reino dos Céus!" Ah! Queira a Deus!, digo a mim mesmo muitas vezes, que os doutores tivessem tanto empenho pela salvação das almas, como têm pelas ciências humanas! Um dia terão eles de dar contas bem rigorosas da ciência que adquiriram e dos talentos que lhes foram confiados!(São Francisco Xavier)

15. infinito número de almas que seria fácil chamar ao conhecimento de Jesus Cristo, se os homens estivessem menos ocupados da sua glória pessoal do que da de Deus.(São Francisco Xavier)

16. Engana-se completamente quem põe de lado Deus, o autor, a origem de todo o bem, para firmar as suas esperanças nos homens!...(São Francisco Xavier)

17. Quanto a mim, vingo-me daqueles de quem tenho de me queixar, prestando-lhes todos os serviços que posso.(São Francisco Xavier)

18. "Mas o que vos recomendo especialmente, é que vos lanceis nos braços de Deus e que tenhais nele uma confiança tanto mais íntima quanto maiores forem os vossos males. Ali, unicamente, achareis consolações para as vossas desgraças e força para as suportar.(São Francisco Xavier)

19. Peço-vos, em nome de todo o vosso amor a Deus, em nome de toda a afeição que tendes, que recorrais ao tribunal da penitencia, vos aproximeis da Mesa Santa, deponhais aos pés da Cruz todos os vossos ressentimentos, façais o sacrifício à vontade divina, e chegueis a ter como um bem para vós, todos os acontecimentos que Deus houve por bem permitir.(São Francisco Xavier)

20. Se tantos jovens, que se entregam tão seriamente aos estudos, tivessem aproximado os seus lábios, uma vez que fosse, desta deliciosa bebida, vê-los-íamos bem depressa voltar as suas vistas para as nações infiéis, ambicionar a glória de nelas fazer a conquista das almas em nome do soberano senhor de todas as nações!...".(São Francisco Xavier)

21. É preciso, pois, que a minha vontade corresponda à confiança e ao fervor que aprouve a Deus inspirar-me na sua misericórdia infinita; é preciso que eu esteja sempre pronto a voar onde a sua voz me chama para ali proclamar a sua divina lei.(São Francisco Xavier)

22. Mas o próprio Deus é o nosso fim, ele só nos anima, ele nos sustentará. Este pensamento enche-nos de confiança e de esperança; apoiados ao seu braço todo-poderoso, ousaremos tudo para a sua glória.(São Francisco Xavier)

23. E na verdade, que morte poderá ser mais horrorosa do que a vida que se acha separada de Jesus Cristo? Mormente quando se tenha gozado a felicidade de viver n'Ele e por Ele!(São Francisco Xavier)

24. Ah! Crede-me! Não há cruz comparável à vida à mercê das suas próprias paixões, e não há felicidade que possa ser comparada à de morrer cada dia por sua própria vontade para se entregar inteiramente a Jesus Cristo.(São Francisco Xavier)

25. “O cristão prefere a cruz do que o repouso".(São Francisco Xavier)

26. “Se não encontrar um barco, irei a nado”, dizia Francisco, e acrescentava: “Se naquelas ilhas existissem minas de ouro, os cristãos lá se precipitaram. Mas não existem senão almas para serem salvas.” E foi.

27. “Deixar de confiar em Deus seria uma coisa muito mais terrível do que qualquer mal físico” – (Carta sobre viagem marítima, ameaçada por tempestades e piratas, rumo a China).

 28. “Tenho sempre na minha mente e ante os meus olhos algumas palavras que ouvi nosso padre Inácio repetir, que nós devemos nos esforçar muito para conquistar-nos a nós mesmos, e tirar de nossos corações qualquer medo ou ansiedade que possa impedir o crescimento da confiança em Deus.

  Há uma grande diferença, também, entre o homem que confia em Deus quando tem tudo o que precisa, e aquele que confia em Deus quando nada possui. Também, uma coisa é confiar em Deus quando a vida está segura, livre de perigos, e outra quando há perigo iminente de destruição. Penso que aqueles que vivem em perigo contínuo de morte chegarão a se cansar desta vida e desejar morrer para estarem sempre com Deus no Céu, porque nossa presente condição mortal é, na verdade, somente uma morte contínua, um exílio da glória para a qual fomos criados”  –  (Carta para jesuítas da Europa).

2. Como obter a humildade:

29. “Em todos os caminhos da vida procura e deseja ser humilhado e tratado como alguém sem importância alguma, porque sem a verdadeira humildade nunca conseguirá crescer espiritualmente ou ajudar o próximo, ser aprovado pelos santos, agradar a Deus ou perseverar nesta menor Companhia (os Jesuitas), a qual não pode tolerar homens orgulhosos e arrogantes, apegados às suas próprias opiniões e dignidade pessoal; pois tais pessoas nunca fazem bem ou ajudam outras pessoas” – (Carta a um noviço jesuíta).

3. Uma advertência:

30. “Cuidado com as pessoas que falam para você sobre suas necessidades físicas mais do que sobre suas necessidades espirituais” –  (Carta ao jesuíta Gaspar Berze).

4. Ciúmes entre cristãos ?
“Um diz:  Eu o faço, e outro: Não, deixe eu fazê-lo; e um terceiro: Porque não vou fazê-lo, não quero olhar você procurando fazê-lo. E há mais outros que dizem: Eu faço todo o trabalho e a outra pessoa é que recebe gratidão e recompensa. E assim o tempo passa, cada um procurando sua própria vantagem, e o serviço de Deus não é feito” –  (Carta ao rei João III de Portugal).(São Francisco Xavier)

31. "No mundo há um só bem e um só mal. O único bem, salvar-se; condenar-se, o único mal." (São Francisco Xavier)

32. “ Logo que aqui chegamos nos encarregamos dos pobres doentes que vinham nos navios. (...) morávamos junto com os pobres, conforme nossas pequenas e fracas energias, ocupando-nos nos trabalhos nas atividades temporais e nas espitituais...” Moçambique, África, 1542). (São Francisco Xavier)

33. “ quando chegava nos lugares a garotada não me deixava rezar o meu breviário, nem comer, nem dormir, pedindo que lhes ensinasse as orações. Ai comecei a entender porque deles é o Reino dos Céus”. (São Francisco Xavier)

34. "Tremo quando me lembro de que o tempo que lhes foge em cada dia, pode faltar-lhes repentinamente, e que então será já tarde!" (São Francisco Xavier)

35.Ah! que não possa eu pintar-vos as consolações que a Deus queira derramar sobre os nossos trabalhos! Oh! se eu pudesse fazê-las compreender às nossas Universidades européias! Assim eu pudesse fazer-lhas gozar e saborear!



36. Se tantos jovens, que se entregam tão seriamente aos estudos, tivessem aproximado os seus lábios, uma vez que fosse, desta deliciosa bebida (missão entre os pagãos), vê-los-íamos bem depressa voltar as suas vistas para as nações infiéis, ambicionar a glória de nelas fazer a conquista das almas em nome do soberano senhor de todas as nações!...". 

37 - Não me move, meu Deus, para querer-te
O céu que me hás um dia prometido:
E nem me move o inferno tão temido
Para deixar por isso de ofender-te.

Tu me moves, Senhor, move-me o ver-te
Cravado nessa cruz e escarnecido.
Move-me no teu corpo tão ferido
Ver o suor de agonia que ele verte.

Moves-me ao teu amor de tal maneira,
Que a não haver o céu, ainda te amara
E a não haver o inferno te temera.

Nada me tens que dar porque te queira;
Que se o que ouso esperar não esperara,
O mesmo que te quero te quisera.

38 - "  o sono é imagem da morte e muitos, que se deitaram a dormir bem dispostos, amanhecem mortos, direi, com grande arrependimento de seus pecados, a Confissão geral e me encomendarei ao santo Anjo da guarda". (Diariamente)

39 - "O contínuo descuido das imperfeições destrói e desfaz a perfeição"

40 - "Lembre-vos sempre aquele dito do Senhor que diz: «Que im­porta ao homem ganhar o mundo inteiro, se depois vem a perder a sua alma?» carta 90.25

41 - "Se os homens se dispusessem a buscar a Deus, tomando e abraçando os meios necessários, achariam tanta suavidade e consolação em o servir, que toda a repugnância que sentem em vencer-se a si mesmos lhes seria muito fácil ir contra ela. [Sobretudo] se soubes­sem quantos gostos e contentamentos de espírito perdem, por não se esforçar nas tentações, as quais nos fracos costumam impedir tanto bem e conhecimento da suma bondade de Deus e descanso desta trabalhosa vida - 90,26 

42 - "Viver nesta vida sem gostar de Deus, não é vida mais que contínua morte". - carta 90.26


43 - "Resistais às ten­tações, eu vos rogo muito, pois é tão danosa ao espírito e à perfeição que impede de ir adiante e faz voltar atrás com muita secura e desconsolação de espírito" 90,27

44 - "Nos serviços mais simples que, por obediên­cia vos são dados pelo vosso superior, trabalhai com todas as vossas forças, servindo-se bem da graça que Deus vos dá para vencer todas as tentações que o inimigo vos traz para que não vos agradar em tal oficio, dando-vos a entender que servirias melhor em outro."


45  - "Se os corações dos que se amam em Cristo pudessem ser vistos nesta vida, vós se veríeis claramente dentro do meu coração". 

46 - "Convertei parte dos vossos fervores em amar uns aos outros e, parte dos vossos desejos, de padecer por Cristo, em padecer por seu amor vencendo em ti todas as repugnâncias que não deixam crescer o amor. Pois sabeis que Cristo disse que nisto conhece os seus: se se amarem uns aos outros".


47 - " Se tanta lembrança tendes de mim, quanta eu tenho sempre de vós, continuamente nos estaremos a ver em espírito, não sentindo quase nada a ausência corporal " carta 91.1

48 - "O bem universal nunca o deixareis pelo parti­cular" - SFX 80;


49 - "Os inimigos da alma são três. O primeiro é o mundo. O se­gundo é a carne (paixões). O terceiro é o diabo."

50 - "Que morte é, tão grande, viver deixando a Cristo, depois de tê-lo conhecido, para seguir opiniões e afeições próprias!"


51 - "Vós, Senhor, me criastes, e não meu pai nem minha mãe, e me destes alma e corpo e quanto tenho."

52 - "Ó cristãos, demos graças e louvores a Deus trino e uno, que nos deu a conhecer a fé e a lei verdadeira de seu Filho, Jesus Cristo".


53 - "É preciso que  minha vontade corresponda a confiança e ao fervor que agrade a Deus inspirar-me na sua misericórdia infinita".

54 - "É preciso que eu  esteja sempre pronto a voar para onde a voz de Deus me chamar para ali proclamar a sua divina lei".

55 - "O que podemos recear e  temer senão a desgraça de ofender a Deus  os efeitos de  cólera!"

56 - "Eu te amo, não porque você pode me dar o céu ou o inferno, mas simplesmente porque você é o que você é - meu rei e meu Deus."

57 - "Quem se apoia em Deus e sabe que Deus o sustém, não pode ser fraco, por maiores esforços que o inimigo empregue (Revista Leitura Religiosas, 1899, Bahia).
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário