sábado, 5 de janeiro de 2019

Compromissos ou "votos" dos membros da Confraria dos Devotos de São Francisco Xavier


QUAIS SÃO OS OBJETIVOS? (COMPROMISSOS DOS MEMBROS)
Ao querer fazer parte da Confraria o membro deve se comprometer a:

1.    Estudar a vida de São Francisco Xavier.  Ou seja, adquirir livros ou ler também via Internet a Biografia e as cartas de São Francisco Xavier,  dentre outros.
2.    Viver a missionariedade, seguindo o exemplo do nosso padroeiro.  Estimula-se que se faça missão nas famílias e comunidades menos evangelizadas.
3.    Ou, se não poder fazer missões na comunidade ou Paróquia, que contribua para outros irem em missão, doando um pequeno valor para as Congregações missionarias, especialmente a Congregação dos Missionários XAVERIANOS (que tem o Carisma do nosso padroeiro);
4.    Rezar constantemente pelas missões Paroquias e Ad Gentes;
5.    Propagar a devoção a São Francisco Xavier,  seja por meio de palestras, peregrinações com a imagem, ou mesmo nas redes sociais, contanto que mais pessoas conheçam o testemunho de santidade de S. Francisco Xavier ;
6.    Formar pequenos grupos na Comunidade ou Paróquia para ESTUDAR e CELEBRAR a vida do Santo, e principalmente realizar a animação missionária com evangelização concreta;
7.    Realizar as práticas devocionais.
*Obs.: Não se espera que tenha todos esses requisitos,  mas deve ter o propósito para fazer o máximo possível para estar em comunhão com estas orientações.

1. Estudos sobre S. F. Xavier

Orientamos os membros da Confraria de São Francisco Xavier dois campos de estudos sistemáticos: o primeiro, mais acessível e com mais diversidade de conteúdo, é o blog de São Francisco Xavier que reúne mais de 200 postagens e páginas com vasto conteúdo, muito deles, transcrições originais dos livros sobre SFX e outros, textos e estudos produzidos por Arovel Lima (AUTOR) e de estudos acadêmicos. O Segundo campo sugerido são os livros sobre São Francisco Xavier. Os principais livros recomendados para o devoto ter em casa são: São Francisco Xavier Obras completas; A vida de São Francisco Xavier (JMS Daurignac, imagem do centro) e São Francisco Xavier, Apóstolo do Japão de Jorge Schurhammer (imagem a direita). Os dois primeiros estão disponíveis gratuitamente em PDF para impressão e encadernamento (solicitar via email: arovellima@gmail.com) ou comprar em lojas virtuais Loyola, Paulus, Mercado Livre, Amazon, etc. Custam, em média, R$ 60,00. É muito importante ter esses livros em mãos, pois somente o estudo pelo blog pode não ser completo por ter varias condições de acessibilidade, além de não ser o principal meio de leitura corrente, mas pesquisas.

       

2. Atividades Missionárias

A Confraria dos Devotos de São Francisco Xavier recomenda a seus membros a abertura às missões. Este compromisso é a concretização de todos os demais compromissos dos membros da Confraria. A animação missionária, pode-se dizer, que é o GESTO CONCRETO de todos os membros da Confraria. Orientamos a todos os membros que busquem exercitar-se nas ações missionárias, sobretudo, nas visitas às famílias para evangelização destas.
Para isso, a Confraria indica algumas ações, a saber:
ü  Formar um grupo permanente de missão  - ( o principal) - Cada membro desta confraria pode formar um pequeno grupo missionário com cerca de 05 a 15 pessoas. Este grupo missionário pode está vinculado a Confraria, mesmo que os demais membros não tenham os meios eletrônicos (e-mail e as demais mídias sociais de  contato com a Confraria. Recomendamos que o coordenador deste grupo faça a inscrição dos demais na nossa Confraria). O grupo deve desempenhar ações missionárias com certa frequência e poderá se reunir também para celebrar as devoções a São Francisco Xavier e estudar a vida do santo, se quiser.
ü  Realizar visitas às famílias;
ü  Realizar encontros celebrativos em comunidades;
ü  Assumir animação para criar novas Comunidades Eclesias de Base na Paróquia;
ü  Assumir formação catequética em comunidades/Bairros vizinhos onde ainda não há catequistas; (Catequista missionário);
ü  Realizar palestras em outras comunidades Eclesiais (nas capelas);
ü  Buscar estar inserido  nos organismos de missão da Paróquia ( o COMIPA). De forma, a manter-se firme na animação missionária e ainda poder ajudar no planejamento da ação missionária da Paróquia.
ü  Sugerimos também que o Membro da Confraria organize grupos de IAM (Infância e Adolescência Missionária) e de JM (Juventude Missionária).

Atenção: A Confraria orienta que as ações missionárias desenvolvidas pelos membros sejam compartilhadas. Assim, peço que envie para o Coordenador geral pelo e-mail de contato confrariasfx@gmail.com ou arovellima@gmail.com  e pelas mídias sociais.

3. Contribuição financeira para o envio de missionários

Os confrades que assumirem os votos de contribuir com as missões por meio de doações financeiras que apoiarão os missionários além-fronteiras podem escolher a ordem ou instituto missionário e o valor das contribuições mensais. Indicamos a Congregação dos missionários Xaverianos para receber as nossas doações, tendo em vista, o compromisso com as missões adgentes e o carisma do nosso padroeiro.
Redação da Família Xaveriana: “Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.”
DEPOSITE UMA COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA:
Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itaú: agência 0255, conta corrente: 27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3
                             

4. Orações pelas Missões

O devoto de São Francisco Xavier e, particularmente, os membros desta Confraria que busca viver o carisma Xaveriano, deve também por meio das orações viver a missão como compromisso permanente. Isto é, ter no dia-dia, especial apreço pelas atividades missionárias da Igreja, especialmente aquelas destinadas a evangelizar os gentios ou os menos catequizados. Para isso, fica como compromisso dos Membros aprender e recitar diariamente a Oração Pela Conversão dos Infiéis (pagãos) composta em 1548 por São Francisco Xavier enquanto evangelizava terras pagãs da Indonésia.
Oração pela Conversão dos Infiéis 
Deus eterno, 
Criador de todas as coisas, 
lembre-Vos que as almas dos infiéis são obras de vossas mãos, 
e que são feitas à vossa imagem e semelhança. 
Vede, porém, Senhor, como em desdouro do vosso Nome 
o inferno se enche destas almas. 
Lembrai-Vos que Jesus Cristo, vosso Filho, 
derramou todo o seu Sangue e padeceu morte atrocíssima por elas. 
Não permitais, pois, Senhor, que o vosso Filho seja por mais tempo desprezado pelos infiéis. 
Deixai-Vos antes aplacar e mover à piedade pelas orações 
de vossos Santos e da Igreja, esposa de vosso Santíssimo Filho. 
Lembrai-Vos da vossa misericórdia e, esquecendo a sua idolatria e infelicidade, 
fazei que também eles enfim conheça a Jesus Cristo, Nosso Senhor, 
que é nossa Salvação, Vida e Ressurreição nossa, 
e por quem fomos livres e salvos, 
a quem seja dado honra, glória e louvor para sempre. Amém!

Esta Oração "missionária" é agraciada com Indulgência de 500 dias cada vez que rezada. Indulgência Plena se rezada durante um mês.
OBS.: *Pode ser feita no momento do oferecimento do Terço missionário ou em ocasiões isoladas, neste caso, completada com 01 Pai Nosso e 01 Ave Maria pelas Intenções do Papa.

Podemos, também, por meio da oração ser missionários e corresponsáveis pela Evangelização do Mundo. As intenções pelas missões, nas orações diárias, devem mencionar os cinco continentes. Por exemplo, na Oração do Terço podemos em cada mistério dedicar a um continente, tal qual o terço missionário da Infância e adolescência Missionária.

Rezando o Terço Missionário.
O Terço Missionário é uma oração simples e as suas contas têm cinco cores. Cada dezena tem a cor do continente que representa. O verde evoca as florestas cheias de vida e de mistério da África. A vermelha lembra a América, casa das lendárias tribos de peles-vermelhas e cor da terra. A branca representa a Europa dos povos pálidos. A azul leva-nos à Oceania, o continente das ilhas incontáveis semeadas nas águas azuis do Pacífico. A amarela lembra-nos a Ásia, estância das pessoas de tez amarelada e olhos puxados. O confrade pode rezá-lo diariamente ou pelo menos um dia na semana, preferencialmente, as quartas-feiras.
Façamos juntos esta oração: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão de São Francisco Xavier e da tua e nossa querida mãe Maria. Abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária e discípula de Cristo.

Rezemos um Creio em Deus Pai, um Pai Nosso e três Ave-Marias pela Evangelização na Amazônia, terra constante e contínua de missão.
1º Mistério: A cor verde – Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos. Está sofrendo hoje pela exploração da nação branca.
2º Mistério: A cor Vermelha - Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.
3º Mistério: A cor Branca - Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa vigário de Cristo, pela Igreja que se converta e para que os católicos europeus assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo. Rezemos pela re-evangelização deste “povo branco”.
4º Mistério: A cor Azul - Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos. Que Maria com seu manto azul-sagrado proteja a todos os povos e cristãos em missão.
5º Mistério: A cor Amarela - Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, terra do sol nascente. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.
Final: Salve-Rainha...

5. Tornar São Francisco Xavier mais conhecido e venerado. Difundir o seu testemunho de vida e santidade.

O quinto compromisso dos membros da Confraria é propagar a devoção a São Francisco Xavier,  seja por meio de palestras, peregrinações com a imagem, ou mesmo nas redes sociais, contanto que mais pessoas conheçam o testemunho de santidade de S. Francisco Xavier. O devoto deverá assumir este compromisso (voto) e coloca-lo em prática no seu dia-dia. As formas mais práticas para cumprir este propósito são:
ü  Fazer reflexões sobre a vida do nosso santo em palestras e pregações nos grupos de oração e celebrações com a comunidade;
ü  compartilhar, frequentemente, publicações sobre o santo nas redes sociais que usa;
ü  Usar camisa de São Francisco Xavier no dia-dia;
ü  Emprestar livros sobre Xavier para outros lerem;
ü  Confeccionar adesivos e santinhos e entregar aos fiéis, sobretudo, em ocasiões da festa do padroeiro, em dezembro;
ü  Dentre outras.

6. Recrutar mais membros para a Confraria e formar grupo de devotos para estudar e celebrar a vida de São Francisco Xavier

Para melhor viver o carisma desta confraria, recomenda-se convidar mais devotos e, assim, formar pequenos grupos na Comunidade ou Paróquia para ESTUDAR e CELEBRAR a vida do Santo, além de realizar a animação missionária com evangelização concreta. O grupo ficará responsável por organizar as práticas devocionais a serem realizadas na comunidade ou paróquia zelando pela propagação da devoção a nosso santo como: cantar hinos; rezar as orações xaverianas e a ladainha na celebração dominical, quando apropriado.

Pode-se, também, criar grupos com os membros da Confraria que moram na mesma região. A partir de 4 ou 5 pessoas, já é possível ter essa organização. O grupo poderá se reunir conforme entendimento e realizar algumas praticas devocionais juntos como: cantar o oficio de São Francisco Xavier, realizar a via-sacra xaveriana, encontros do mês penitencial, etc., ou mesmo para estudar a vida do santo.

 

7. Realizar as devoções xaverianas

            É de suma importância para os membros da Confraria conhecer e realizar as seguintes devoções em louvor a São Francisco Xavier:

Diariamente:
1.    Oração da Novena da Graça (e mais outras);

Semanalmente:

4.    Ladainha de São Francisco Xavier;
5.    Via-Sacra Devocional (as sextas-feiras);

Mensalmente:

6.    Ofício de São Francisco Xavier (cada dia 03 do mês);
7.    Celebração devocional ou missa (cada dia 03 do mês)*;

Em ocasiões determinadas:

8.    04 a 12 de março: Novena da Graça de São Francisco Xavier (individual ou em comunidade);

9.    07 de abril: Natividade de S. Francisco Xavier (ofício, Celebração com animação xaveriana);

10.    Devoção das Dez sextas-feiras (dezembro a fevereiro ou maio a julho);

11.     Novembro penitencial (às sextas-feiras);

12.     24 de novembro a 02 de dezembro: Novena da Graça (festa do padroeiro);

13.     30 de novembro a 02 de dezembro: Tríduo (comunidades eclesiais);

14.     03 de dezembro: oficio da memória (manhã);

15.     03 de dezembro: missa solene.

*Nota: Nestas celebrações devocionais, deve-se incluir na liturgia diversos elementos em honra a São Francisco Xavier como: breve relato biográfico na monção inicial, hino do padroeiro na abertura, cantos missionários, homilia sobre a vida do santo, ladainha, oração da Novena da Graça antes da benção final e mais um hino do padroeiro como canto final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário