sábado, 5 de janeiro de 2019

Oração de São F. Xavier para guardar os dez mandamentos:



Os mandamentos da lei do Senhor Deus são dez. O primeiro é amar a Deus sobre todas as coisas. O segundo é não jurar o nome de Deus em vão. O terceiro é guardar os domingos e festas. O quarto é honrar teu pai e tua mãe, e viverás muitos anos. O quinto, não mata­rás. O sexto, não fornicarás. O sétimo é não furtarás. O oitavo é: não levantarás falso testemunho. O nono é: não desejarás as mulheres alheias. O décimo: não cobiçarás as coisas alheias.

(Pela manhã) 
Rogo-vos, meu Senhor Jesus Cristo, que me deis graça hoje, neste dia, em todo o tempo da minha vida, para guardar estes dez mandamentos.(pai nosso).
Rogo-vos, minha Senhora Santa Maria, que queirais rogar por mim ao vosso bento Filho, Jesus Cristo, que me dê graça hoje, neste dia, todo o tempo da minha vida, para guardar estes dez mandamentos (Ave-Maria).
 Jesus Cristo, Filho de Deus, dai-nos graça para amar-vos sobre todas as coisas (Pai Nosso)
Santa Maria, Mãe de Jesus Cristo, alcançai-nos graça de vosso Filho para podermos guardar o primeiro mandamento (Ave Maria)

( à noite) 
Rogo-vos, meu Senhor Jesus Cristo, que me perdoeis os meus pecados que fiz hoje, neste dia, em todo o tempo da minha vida, em não guardar estes dez mandamentos. PAI NOSSO
Rogo-vos, minha Senhora Santa Maria, Rainha dos Anjos, que me alcanceis perdão do vosso bento Filho, Jesus Cristo, dos pecados que fiz hoje, neste dia, em todo o tempo da minha vida, em não guardar estes dez mandamentos. AVE MARIA

 E o mesmo fará em cada um dos dez Mandamentos por si: para que melhor se lembre; e para propor e procurar de guardar os Man­damentos e se desacostumar de pecar nos Mandamentos que não guarda; e para que, pecando contra algum deles, conheça mais de­pressa o mal que faz e se arrependa mais cedo dos pecados que por costume comete.

         E naquele Mandamento em que mais compreendido(culpado) se achar, pecando por mau costume, pedirá, com grande dor e arrependimen­to de seus pecados, graça ao Senhor Deus para, naquele dia e em todos os de sua vida, o guardar. E trabalhará muito pela salvação de sua alma, guardando os dez Mandamentos, e porá todas as suas forças em se desacostumar de pecar neles, dizendo assim:

Carta nº 20 escrita por São Francisco Xavier: 
"4. Acabado o Credo e os doze Pai-nossos e Avè-Marias, como disse, dizemos os Mandamentos pela ordem que se segue: primei­ramente digo o primeiro mandamento, e todos dizem como eu. Acabando de o dizer, dizemos todos juntos Jesus Cristo, Filho de Deus, dai-nos graça para amar-vos sobre todas as coisas. Pedida esta graça, dizemos todos o Pai-nosso, acabado o qual, dizemos: Santa Maria, Mãe de Jesus Cristo, alcançai-nos graça de vosso Filho para podermos guardar o primeiro mandamento. Pedida esta graça a Nossa Senhora, dizemos todos a Avè-Maria. Esta mesma ordem seguimos em todos os outros nove mandamentos. De maneira que, em honra dos doze artigos da fé, dizemos doze Pai-nossos com doze Avè-Marias, pedindo a Deus Nosso Senhor graça para firmemente e sem dúvida alguma crer neles; e dez Pai-nossos com dez Avè-Marias, em honra dos dez Mandamentos, rogando a Deus Nosso Senhor que nos dê graça para os guardar. Estas são as petições que por nos­sas orações lhes ensino a pedir, dizendo-lhes que, se estas graças de Deus Nosso Senhor alcançarem, Ele lhes dará tudo o demais, mais plenamente do que eles o saberiam pedir." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário