sábado, 5 de janeiro de 2019

homenagens a São Francisco Xavier: Igrejas a ele consagradas


Consagração de igrejas e honras pelo mundo
Paróquia São Francisco Xavier em Bastos-SP

            O “padroado” de São Francisco Xavier está estendido a todas as regiões do mundo. Este grande santo jesuíta, missionário do extremo Oriente, é um dos principais santos com veneração difundida em todo o mundo. A propagação devocional coube, sobretudo, à Companhia de Jesus, da qual, Xavier é o cofundador  ao lado de Santo Inácio de Loyola, o fundador.

Francisco Xavier foi o modelo de missionário jesuíta por ser o pioneiro na evangelização de terras pagãs no Extremo Oriente. As suas cartas, tornaram-se regras para os novos missionários e assim, a propagação da devoção, tornou-se modelo de fixação da missão jesuítica por todos os lugares onde eram enviados os missionários. Consequentemente, todas as consagrações e homenagens dadas pelos jesuítas tinham como ênfase os dois principais nomes da Companhia: Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. Assim, foram consagrados a ele inúmeros estabelecimentos religiosos, civis, social, cultural. Além de outros patrimônios imateriais.

As homenagens também se somam como títulos honoríficos, a saber: "Santo Padre ou Pai Santo" (chamado em vida pelos neo-convertidos) O Gigante da História das Missões, O Apóstolo do Oriente, Patrono do Oriente (O Papa Bento XIV, vendo os milagres sem número que se obtinham constantemente pelos seus merecimentos, declarou-o protetor do Oriente, por um breve de 24 de Fevereiro de 1747.), Apóstolo da Índia e do Japão, Apóstolo dos Gentios (pagãos), São Paulo do Oriente, Patrono Universal das missões, Patrono da Propagação da Fé (1909, papa São Pio X), Padroeiro das missões (com Santa Terezinha em 1925 pelo Papa Pio IX), padroeiro do turismo (papa Pio XII, em 1952), Padroeiro dos missionários, Apóstolo mundial dos tempos modernos (Papa João Paulo II), Protetor dos Navegantes, Fundador das missões modernas e  Fundador das missões Jesuítas.
Também é venerado pela Igreja Anglicana e Luterana, além de muito respeitado pelos Muçulmanos e Hindus na Índia. Nos Estados Unidos existem duas Basílicas Menores de São Francisco Xavier: uma em Dyersville – Iowa e outra em Vincennes  no estado da Indiana
São Francisco Xavier é o padroeiro da ÁSIA, dos subcontinentes Extremo da Ásia e Índias Portuguesas. É o padroeiro do Japão, Austrália e Bornéus no Pacífico. Foi consagrado padroeiro de duas importantes províncias: Macau na China e Navarra na Espanha, esta em 1621, e de duas importantes capitais: Salvador na Bahia e Goa na Índia (local onde repousa o seu corpo incorrupto).
Temos conhecimento que São Francisco Xavier é o padroeiro de três municípios no exterior: Ilha de Coloane em Macau na China, Javier em Navarra na Espanha (onde nasceu) e Setúbal em Portugal. Certamente, existem dezenas ou centenas de outros municípios a ele consagrados. Já no Brasil, são oito municípios que o tem como patrono, a saber: Porto Xavier – RS, Registro – SP, Pereira Barreto – SP, Barcarena – PA, Paranatinga - MT (2008), Monção – MA, Turiaçu- MA e Itambaracá – PR.
Importantes lugares também foram batizados em homenagem ao santo como: o bairro de São Francisco Xavier na Zona Norte do Rio de Janeiro que conta com dez mil habitantes, o bairro São Francisco Xavier em Dois vizinhos no Paraná e, também, tem o distrito de SFX em São José dos Campos-SP. Existem ainda um arraial em Mato Grosso e uma Freguesia na China com o nome do santo jesuíta.
Existem no Brasil 22 escolas, segunda dados do MEC, com o nome São Francisco Xavier, sobretudo nos estados do Pará e São Paulo, cidade de Salvador e em outros municípios onde o santo é padroeiro. Assim como  avenidas e ruas. Também, temos dois Fortes históricos: o de Porto em Portugal e também um em Vila Velha  no estado do Espírito Santo que leva o nome do santo. No Rio de Janeiro tem a Estação de metrô e trem São Francisco Xavier. Também existem cemitérios, hospitais e universidade com o nome do santo.
Na Ilha de Sancião na China, há um parque em memória do santo - o primeiro missionário católico no Extremo Oriente. Dentro do parque há uma igreja a ele dedicada, além de um cenotáfio (monumento fúnebre por ser o local onde o santo faleceu) e uma estátua. É local de peregrinação de católicos.
São Francisco Xavier é o padroeiro de trinta dioceses pelo mundo, a saber: Registro-SP, Itaguaí-RJ, Joinville-SC e Primavera do Leste / Paranatinga-MT, no Brasil; Amravati, Bangalore, Kottar e Palayamkottai, na Índia; Kagoshima, Oita e Kyoto, no Japão; Adelaide, Geraldton e Wollongong,  na Austrália; Alexandria (Louisiana), Ex-cat. Library (Indiana) e  Green Bay (Wisconsin), nos Estados Unidos; Amboina e Merauke, na Indonésia; Arquid. Metropolitana de Macau, na China; Setúbal, em Portugal; Dinajpur, em Bangladesh; Rabaul, em Papua  Nova Guiné; Keningau, na Malásia; Hpa-An, em Myanmar; Kabankalan, nas Filipinas; Nassau, em Bahamas; Chicoutimi – Quebec , no Canadá; Bystrica-Slovakia, na Eslovakia; e Hyderabad, no Paquistão.
 São conhecidas 30 paróquias, incluindo quatro fora do Brasil. Sabemos que há mais de uma centena de paróquias a ele consagradas em outros países. No exterior, temos conhecimento de uma paróquia em Lisboa/ Restelo (PORTUGAL), Garbatella (bairro de Roma, Itália), SezzeItália e Paróquia Basilica (Menor) de S. F. Xavier, Vincennes, INDIANA (Estados Unidos).
No Brasil, existem 26 paróquias onde São Francisco Xavier é o Padroeiro, a saber: Jardim Itapuã (Bairro Higienópolis, Piracicaba-SP) {1981}, Bairro Vila Cosmopolita (Reg. Itaquera, São Paulo - SP), Bairro Jardim Japão ( São Paulo -SP), Vila Maria (SP), Vila Missionária (São Paulo -SP), Registro – SP, Pereira Barreto – SP, Bastos – SP, Distrito de São Francisco Xavier ( S. José dos Campos - SP), Paróquia da Catedral São F. Xavier (Joinville - SC), Bairro Monte Verde (Florianópolis - SC), Itambaracá –PR, Vila Cleópatra (Maringá - PR), Núcleo Habitacional Afonso Alves Camargo ( Apucarana - PR), Bairro São Francisco (Niterói – RJ), "Bairro" Chácara do Visconde (Montes Claros - MG), Bairro São Geraldo (Coronel Fabriciano-MG), Bairro Tupi (Belo Horizonte - MG), Bairro Tijuca - RJ, Barcarena – PA, Distrito de Quatro Bocas (Tomé Açu-PA), Bairro Marco (Belém-Pa), Paranatinga – MT, Turiaçu – MA, Monção – MA e Conjunto Esperança (Fortaleza - CE).
Existem ainda a quase-paróquia de São Francisco Xavier  de Mong-Há, na Freguesia de N. Sra. Fatima - Macau, uma área pastoral chamada Missão de São Francisco Xavier (Ilha de Coloane -Macau) (1903) e uma diaconia - São Francisco Xavier em Garbatella (bairro de Roma) 2001 - com 1 cardeal-diácono.
Além de Básilicas, Catedrais de dioceses e Igrejas Matriz nas paróquias, temos ainda, dezenas de capelas de bairros e povoados consagradas a são Francisco Xavier, a saber: Povoado de Resina (Araci-BA), Distrito do Galeão (Cairu - BA), Bairro Sete de Abril (Salvador-BA), Conjunto Bom Viver ( Bairro Campo Limpo em Feira de Santana-BA), Serra Negra (Bezerros-PE), São Francisco (Vitória - ES), Bairro Paraíso  (Belo Horizonte - MG), Bairro Campina Verde (Divinópolis - MG), Bairro Jardim Adelaide ( Hortolânia - SP), Bairro Chácara do Visconde (Taubaté - SP), Bairro Esplanada (Lavras-MG), Bairro São Judas Tadeu (Santo Antônio de Posse - SP), Capela  SFX (Cumbica-SP), Bairro Monte Verde (Florianópolis - SC) {1984}, Parque Manibura (Bairro Luciano Cavalcante Fortaleza - CE) Bairros Pinheirão e Maria Romana (Ipanguaçu - RN), Vila Fanny ( Curitiba - PR), Bairro Pilarzinho (Par. Bom Pastor,  Curitiba - PR), Bairro São Francisco Xavier ( Dois Vizinhos - PR), Comunidade Boca dos Pinhais (Barreirinha - AM), Bairro Novo Aleixo (Manaus -AM).
Além das capelas, igrejas, paróquias e dioceses, também existem quatro pastorais em que São Francsico Xavier é o padroeiro especial: Apostolado da Oração, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária e Movimento Eucarístico Jovem.
Também existem Congregações e associações religiosas consagradas a São Francisco Xavier:
Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras  é um instituto religioso masculino católico cujos afiliados são chamados popularmente "xaverianos" e referidos com a sigla "SX". A congregação foi fundada em Parma por Guido Maria Conforti em 3 de dezembro de 1895, dia de São Francisco Xavier. Não podendo ser missionário em razão de ter uma saúde fraca, abriu um seminário. O primeiro grupo de missionários constituiu uma congregação missionária "além fronteiras" (primeiro anúncio) e começaram na China, em 1898. A Pia Sociedade foi aprovada pela Santa Sé em 21 de outubro de 1921. Esta congregação está organizada com as seguintes organizações religiosas: Missionários Leigos Xaverianos, Missionárias de Maria Xaverianas;
4-Confraria dos Devotos de São Francisco Xavier.
Além de todos os títulos honoríficos, igrejas, instituições sociais, monumentos históricos e vias públicas, há ainda, uma outra justa homenagem ao nossa santo que difundiu-se por todo o mundo como sinal de homenagem ao santo jesuíta. Algumas das personalidades históricas com sobrenome XAVIER são: o jesuíta Pierre-François-Xavier de Charlevoix (1682-1761); o filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo AUGUSTO COMTE - Isidore Auguste Marie François Xavier Comte  1798-1857); TIRADENTES - Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), revolucionário e mártir da Inconfidência Mineira; Tomás Xavier de Almeida governou a Bahia de 1838 a 1840; Francisco Xavier Paes governou a Bahia de 1858 a 1859;   Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges (França, 1935),  bispo emérito da Diocese de Viana, no estado do Maranhão; Cardeal François – Xavier Nguyên Van Thuân (1928-2002, Vietnã), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário