terça-feira, 30 de agosto de 2016

O pai de Francisco Xavier nobre de Navarra

Juan de Jaso 
Juan de Jaso ou Juan de Jatso ( San Juan de Pied de Port , Reino de Navarra , - Bearn , 1515 ) foi um jurista navarro nascido na merindad de Ultrapuertos . Foi Presidente do Conselho Real de Navarra. Lineage Agramontes , manteve-se fiel aos reis de Navarra Catherine de Foix e Juan III de Albret quando Navarra foi conquistada . biografia Editar Ele se mudou para Bolonha para estudar, sendo Doutor em decretos pelo que a Universidade em 1470 .
A partir de 1476 foi Presidente do Conselho Real de Navarra e, portanto, uma das posições mais importantes no reino quando a invasão pelas tropas castelhano-aragoneses ocorre. Reconhecido Ferdinand , que o chamava de "meu amado conselheiro" e manteve-se um membro do Conselho Real até sua morte em 1515.
 Em 1513 o rei Ferdinand emitiu um julgamento pelo qual adjudicou os pastos vizinhos reais despovoadas de Sangüesa e Sos , ignorando os direitos invocados para ter o Sr. Javier. Ele recorreu da sentença, o rei primeiro, e depois aos tribunais e mais tarde o próprio Conselho Real, sem resultado. Tudo isso lhe deu grande aborrecimento para verificar a perda de poder político e feudal. Ele foi sucedido por seu filho Michael, que com seu irmão John, tomada provavelmente ressentimento causado pela privação de direitos reais decidiu a tomar partido em 1516 por Juan de Albret, em sua segunda tentativa de recuperar o reino. E eles também participou no terceiro, que terminou com a derrota do exército Franco-Agramontes em Noáin (1521). Os irmãos de San Francisco eram na defesa de Maya e finalmente para Fuenterrabía , onde permaneceram até sua rendição em 1524. Ambos os irmãos aceitaram o perdão geral concedido pelo imperador Carlos IV de Navarra e I de Castela e Aragão, que que prestou homenagem a recuperar todas as suas propriedades.
 O castelo e casa da família em Javier , que foi demolido em 1517 por ordem do Cardeal Cisneros , foi reconstruída como um palácio, uma vez perdida a sua utilidade militar. Finalmente, a linhagem de Jaso apenas fundindo-se com a nobreza castelhana. Casamento e filhos Editar Ele se casou com Mary Azpilcueta, linhagem importante na Baztán . Ele tinha uma possessão do castelo de Javier e mais tarde o palácio Azpilcueta em 1502 , após a morte de seu pai.  Azpilcueta , origem de Maria Azpilcueta, a esposa de Juan de Jaso.

Maria de Azpilcueta e Aznárez Sada
Nasceu em* Xavier, 1464
Morreu em † Xavier, 07. 1529

Os seus  pais Martin de Azpilcueta † 1502 Joan of Aznárez Sada † 1477 casamentos Juan de Jasso e Atondo

Eles foram pais de seis filhos: Jaso Maria de Azpilcueta. Magdalena de Jaso Azpilcueta (em direção 1485- 1533), Clarissa freira Descalza em Gandia . Ana de Jaso Azpilcueta, nascido por volta de 1492; Ele deixou o castelo para 1513. Casou-se com Diego de Ezpeleta, senhor de Beire. Jaso Miguel Azpilcueta, mais comumente conhecido como Miguel de Azpilcueta (em direcção a 1495 -11-11- 1542 ). Senhor de Javier.
Em 1521 ele participou da tentativa de reconquistar o reino . Lutando contra o capitão Ignacio de Loyola quando ele barricaram-se no castelo de Pamplona . Ele foi preso em 1522 no castelo de Maya . Ele foi condenado à morte, mas finalmente após o perdão de 1524 de Carlos I voltou para o castelo de Javier. Em 1527 casou-se com Isabel Goñi e Peralta (falecido em 1561) e teve dois filhos: Miguel (1528-1557) e Ana de Jasso. Juan Azpilcueta ou Jaso e Azpilicueta (em direção 1497 -?) Conhecido como o "capitão Azpilcueta ". Ele lutou como seu irmão contra os invasores. Casou-se em 1528 com Juana Arbizu Sarria e depois de se tornar uma viúva, com Lucia Aguirre, e este casamento nasceram Jerónima e Francisco de Azpilcueta. Francisco de Jaso Atondo e Aznares Azpilcueta Javier (o que seria Francisco Javier ), um nascido no castelo de Javier de 7 de Abril 1506 . Seria importante missionário com a ordem dos jesuítas de 1540 , que viajam com a coroa de Portugal . Ele morreu na ilha de Sanchon da China em dezembro, de 3 de 1552 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário