terça-feira, 12 de julho de 2016

Homenagens a S. F. Xavier

Este grande santo jesuíta, missionário do extremo Oriente, é um dos principais santos com veneração difundida em todo o mundo. Sua propagação devocional coube à Companhia de Jesus, especialmente.
Como sinal de homenagens ao co-fundador da Companhia de Jesus foram consagrados a ele inúmeros estabelecimentos religiosos, civis, social, cultural. Além de outros patrimônios imateriais. As homenagens também se somam como títulos honoríficos de padroado

A saber:
TITULOS HONORÍFICOS UNIVERSAL
O Gigante da História das Missões
· Padroeiro das missões*
Foi proclamado juntamente com Santa Terezinha.
(em 1925 pelo Papa Pio IX)
· O Apóstolo do Oriente
· Patrono do Oriente
(em 1748 pelo papa Benedito XIV)
· Apóstolo da Índia e do Japão
· São Paulo do Oriente
· Patrono Universal das missões e
· Patrono da Propagação da Fé(pelo papa Benedito XIV)· Padroeiro dos missionários
· Protetor dos Navegantes

Santuário de São Francisco Xavier
Basílica
Estados Unidos


PADROEIRO DE:
CONTINENTE
  1. Asia

(Do Oriente)

PAÍSES
  1. Japão
  2. Austrália
  3. Borneus (ilha do pacífico)

Bornéu é uma grande ilha localizada na Ásia. A ilha é dividida em três partes. A maior parte pertence à Indonésia. A segunda maior pertence à Malásia e a menor parte pertence ao Brunei. Os indonésios chamam a ilha de Kalimantan. Wikipédia
Área743.330 km
Elevação4.095 m
População18,59 milhões (2009)
ESTADOS E PROVICIAS 

  1. Navarra (Espanha)
  2. Macau



CAPITAIS
  1. Salvador -Ba / Brasil
  2. Goa (Índia)


MUNICÍPIOS

  1. Ilha de Coloane - Freguesia de São Francisco Xavier  - é uma das sete freguesias de Macau e abrange toda a ilha de Coloane. Ela não tem quaisquer poderes administrativos, sendo reconhecido pelo Governo como uma mera divisão regional e simbólica de Macau.(Macau, China) - A Missão de São Francisco Xavier é a única missão independente da Diocese de Macau. A sua igreja matriz, localizada na Freguesia de São Francisco Xavier, é a Igreja ou Capela de São Francisco Xavier, fundada em 1928. Esta missão, destinada a evangelizar a ilha de Coloane, foi fundada em 1903 e restabelecida em1963.

BAIRROS E DISTRITOS

Bairro de S.F.X. - (RJ capital)
Distrito de S.F.X. - (São José dos Campos - SP)

COMUNIDADES (POVOADOS)

  1. Resina (Araci-Ba; Brasil)




PADROADO PELO MUNDO


Macau (diocese)
Goa – ÍNDIA

Registro – SP
Niterói – RJ
Barcarena - PA
Resina - Araci – BA
Turismo
Guia túrístico
Apostolado da Oração
Movimento Eucarístico Jovem
Infânica e adolescência missionária
JMJ 2011 Madri
Missões
E muinto mais...

catedral de São Francisco Xavier
  1. Arquidiocese Metropolitana de Macau (China)   - Diocese de Macau (em latimDioecesis Macaonensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Macau, na República Popular da China. Foi erecta pelo Papa Gregório XIII através da bula "Super Specula Militantis Ecclesiae", a 23 de Janeiro de 1576tem São Francisco Xavier e Santa Catarina de Siena como santos padroeiros
  2. Diocese de Joinville - SC, Brasil (www.catedraljoinville.com.br)
  3. Registro - SP, Brasil

Paróquia de São Francisco Xavier

  1. Bairro Jardim Japão SP - SP
  2. Vila Maria - SP, SP
  3. Vila Isabel - SP
  4. Piracicaba - SP
  5. Saco Grande II, Florianópolis - SC
  6. bairro da Tijuca, RJ
  7. Niteroi - RJ
  8. Vila Cléopata, Maringá - PR
  9. Itambacara - PR
  10. Bairro Sto. Amaro, Cambe-PR
  11. núcleo residencial  Afonso Alves, APUCARANA-PR
  12. Senador José Porfírio - PA
  13. Monção - PA
  14. Barcarena - PA
  15. Conjunto Felicidade, B.H - MG
QUASE-PARÓQUIA

em construção

Existem também nomes de lugares
MUNICÍPIO
Xavier (em espanholJavier; em bascoXabier) é um município da Espanha da província e comunidade foral de Navarra, de área 46,71 km² com população de 115 habitantes (2014)


Distritos, Bairros, Praças e Ruas com o nome de São Francisco Xavier.

Na esfera Social e cultural também conhecemos
Universidade
Colégios
Obra Social SFC - Diadema-SP
Cemitério
Estaçao ferroviária
coral artístico SFX

Monumentos/ estatuas

o proprio cognome Xavier foi amplamente usado como sobrenome por todo o mundo.
Algumas personalidades históricas com sobrenome XAVIER
AUGUSTO COMTE - Isidore Auguste Marie François Xavier comte (Montpellier19 de janeiro de 1798 — Paris5 de setembro de1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo, que trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva.





CHICO XAVIER:
Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo2 de abril de 1910 —Uberaba30 de junho de 2002), foi um médium brasileirofilantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Adotou o sobrenome XAVIER muito tempo depois, em 1966.

TIRADENTES:
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal[1] , batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro21 de abril de 1792) foi um dentistatropeiromineradorcomerciantemilitar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártirda Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. 

FORTE SÃO FRANCISCO XAVIER DA BARRA

O Forte São Francisco Xavier da Barra, também conhecido como Forte São Francisco Xavier de Piratininga, ou simplesmente como Forte de Piratininga ou forte da barra, é o monumento militar mais antigo do Espírito Santo e fica localizado no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, sede do Exército. Estratégicamente erguido na base do morro da Penha, tinha a missão de defesa da barra sul da baía de Vitória, no litoral da antiga Capitania do Espírito Santo. A sua construção foi encomendada pelo donatário Francisco Gil de Araújo, em 1674. O lugar escolhido foi a Praia de Piratininga, no exato local onde a Caravela de Vasco Fernandes Coutinho aportara em 1535. As obras se arrastaram por mais de 30 anos até serem interrompidas em 1705 após a investida de corsários holandeses e franceses. Em 1726, o vice-rei do Brasil, Vasco Fernandes César de Meneses, manda reedificar a fortaleza, aumentando suas proporções e dando-lhe o formato circular que tem hoje.
Atualmente, o Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra.
Na Ilha de Sancião
 Há um parque em memória do santo - o primeiro missionário católico noExtremo Oriente. Dentro do parque há uma igreja a ele dedicada, além de um cenotáfio (monumento fúnebre por ser o local ondebo santo faleceu) e uma estátua. É local deperegrinação de católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário