quarta-feira, 14 de setembro de 2016

3 fatos históricos ocorridos em mês de setembro na vida de Xavier



Em setembro de 1529 Francisco Xavier conheceu o ex-combatente militar Inacio de Loyola, tambem espanhol. Esse encontro com o recém chegado estudante misterioso foi tímido, cauteloso e até desprezível por parte do do jovem professor Francisco Xavier.
Eis que nesta data, começou um novo destino para Xavier.  Cada vez mais, de forma insistente Inacio que so ambicionava a vida religiosa, começou a exortar frequentemente o seu colega de quarto nas dependências da Universidade de Paris na França fazendo Xavier refletir seu rumo com a notável frase dos evangelhos,  dita por Jesus, "De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma".
Nao foi facil. Foram necessários exatos 4 anos e somente, em setembro de 1533, Xavier deu-se por vencido e tornou-se um dos discipulos do mestre Inacio. Fez os Exercícios Espirituais criados por Imacio.
O terceiro fator que nos faz comemorar em SETEMBRO foi a ordenaçao sacerdotal de Francisco Xavier apos exatos 4 anos da sua conversão.  Foi-se necessario concluir os estudos para tais fins, mesmo Xavier ja tendo sido Professor (para os iniciantes).
Em 30 de setembro de 1537, 8 anos após encontrar-se com Inacio, Xavier recebeu a ordenaçao sacerdotal ja estando em Roma, para onde partira o grupo dos jesuítas ja para exercerem atividades missionarias, especialmente de caridade com os doentes.
Autor: Arôvel Lima de Oliveira
14 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário