4. Orações pelas Missões

O devoto de São Francisco Xavier e, particularmente, os membros desta Confraria que buscar viver o carisma Xaveriano, deve também por meio das Orações viver a missão como compromisso permanente. Isto é, ter no dia-dia especial apreço pelas atividades missionárias da Igreja, especialmente a quelas destinadas a evangelizar os não católicos ou os menos catequizados.
Para isso, fica como compromisso dos Membros aprender e recitar diariamente a Oração Pela Conversãos do Infiéis composta em 1548 por São Francisco Xavier enquanto evangelizava terras pagãs da Indonésia.

(Modo 01) Oração pela Conversão dos Infiéis 
Deus eterno, 
Criador de todas as coisas, 
lembre-Vos que as almas dos infiéis são obras de vossas mãos, 
e que são feitas à vossa imagem e semelhança. 
Vede, porém, Senhor, como em desdouro do vosso Nome 
o inferno se enche destas almas. 
Lembrai-Vos que Jesus Cristo, vosso Filho, 
derramou todo o seu Sangue e padeceu morte atrocíssima por elas. 
Não permitais, pois, Senhor, que o vosso Filho seja por mais tempo desprezado pelos infiéis. 
Deixai-Vos antes aplacar e mover à piedade pelas orações 
de vossos Santos e da Igreja, esposa de vosso Santíssimo Filho. 
Lembrai-Vos da vossa misericórdia e, esquecendo a sua idolatria e infelicidade, 
fazei que também eles enfim conheça a Jesus Cristo, Nosso Senhor, 
que é nossa Salvação, Vida e Ressurreição nossa, 
e por quem fomos livres e salvos, 
a quem seja dado honra, glória e louvor para sempre. Amém!

Esta Oração "missionária" é agraciada com Indulgência de 500 dias cada vez que rezada. Indulgência Plena se rezada durante um mês.
OBS.: *Pode ser feita no momento do Oferecimento do Terço missionário ou em ocasiões isoladas, neste caso, completada com 01 Pai Nosso e 01 Ave Maria pelas Intenções do Papa.

Podemos também por meio da Oração ser missionário e co-responsáveis pela Evangelização da Igreja mo Mundo. A intenção pelas missões, nas orações diárias, devem mencionar os cinco continentes. por exemplo, na Oração do Terço podemos em cada mistério dedicar a um continente, tal qual o terço missionário da Infância e adolescência Missionária.

(Modo 02) Rezando o Terço Missionário
Resultado de imagem para terço missionário iam
Terço missionário
Resultado de imagem para terço missionário iam
O Terço Missionário é uma oração simples e as suas contas têm cinco cores. Cada dezena tem a cor do continente que representa. O verde evoca as florestas cheias de vida e de mistério da África. A vermelha lembra a América, casa das lendárias tribos de peles-vermelhas e cor da terra. A branca representa a Europa dos povos pálidos. A azul leva-nos à Oceania, o continente das ilhas incontáveis semeadas nas águas azuis do Pacífico. A amarela lembra-nos a Ásia, estância das pessoas de tez amarelada e olhos puxados.
Façamos juntos esta oração: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe Maria. Abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária e discípula de Cristo.

Rezemos um Creio em Deus Pai, um Pai Nosso e três Ave-Marias pela Evangelização na Amazônia, terra constante e contínua de missão.

1º Mistério: A cor verde – Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos. Está sofrendo hoje pela exploração da nação branca.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

2º Mistério: A cor Vermelha - Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

3º Mistério: A cor Branca - Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa vigário de Cristo, pela Igreja que se converta e para que os católicos europeus assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo. Rezemos pela re-evangelização deste “povo branco”.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

4º Mistério: A cor Azul - Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos. Que Maria com seu manto azul-sagrado proteja a todos os povos e cristãos em missão.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

5º Mistério: A cor Amarela - Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, terra do sol nascente. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

Final: Salve-Rainha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário