quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Devoção a São Francisco Xavier em Salvador no fim do século XIX.

 Pesquisa de Arôvel Lima, historiador baiano. Direitos reservados.  
Citação: 
OLIVEIRA, Arôvel Lima. Devoção a São Francisco Xavier em Salvador no fim do século XIX. Acervo pessoal. Disponível em: https://arovelprofessorhistoriador.blogspot.com/. Acesso em --/--/----.

1889

"No dia 10 do corrente (maio), teve logar a procissão, que, por voto do povo, se faz todos os annos, nesta capital, em louvor ao glorioso S. Francisco Xavier, padroeiro da cidade. Ao recolher-se occupou a tribuna sagrada o Rvm. padre mestre Manoel Ferreira dos Santos Cunha." - (grifo nosso)

fonte: Períodico Leituras Religiosas. 1889, 4ª edição.

"Quem se apoia em Deus e sabe que Deus o sustém, não pode ser fraco, por maiores esforços que o inimigo empregue" (Revista Leitura Religiosas, 1899, Bahia).

1899

"Sahiu na sexta-feira em procissão de penitencia a veneranda imagem de São Francisco Xavier da Cathedral para a egreja de N. S. da Piedade, onde ficará esposta a veneração dos fieis, acompanharão a procissão o nosso venerando arcebispo, o cabido, autoridades, dez irmandades, e tres ordens, religiosos dos conventos e uma inorme massa popular, rezando-o ladainha e diversos benditosuma foi cerimonia nunca vista."

Fonte: Períodico Leituras Religiosas. 1899, 13ª edição.

Em 1935, a procissão anualmente realizada em 10 de maio, foi marcada pela gravidade social causada pelas  chuvas torrenciais que atingiram a capital baiana. 

O Imparcial, 10/05/1935
O Imparcial, 11/05/1935




Nenhum comentário:

Postar um comentário