segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Mastrilli

Créditos a Blog Carlos Mata literatura Indurain 

 Um milagre de San Francisco Javier em Nápoles Sendo hoje 03 de dezembro, festa de São Francisco Xavier e do Dia de Navarra , e estar em Nápoles , participando do Congresso Internacional "Nápoles e cultura teatro latino-americano" , co - organizado pela Seconda Università degli Studi di Napoli, a Research Century Grupo gold (GRISO) da Universidade de Navarra e da Fondazione Pietà de 'Turchini-Centro di Musica Antica di Napoli, em colaboração com o Instituto Cervantes em Nápoles e outras instituições, não estar errado para homenagear o Santo co - patrono de Navarra , o universal de toda a Navarra, evocando um de seu milagre em Nápoles, trabalhou na pessoa do padre Marcelo Mastrilli.  Este milagre foi estudado em maior detalhe por Maria Gabriela Torres Olleta , em sua obra "do relacionamento de um milagre prodigioso de San Francisco Jzavier em Nápoles" (Pamplona, Universidad de Navarra, 2003, a coleção "volanderos pliegos o GRISO, não. 4) , onde ele escreve: O milagre do Padre Marcello Mastrilli é um dos mais conhecidos de San Francisco Javier. Ele é descrito nos relacionamentos, letras e hagiografias de ambos San Francisco como Mastrilli. Encontramos, entre outros textos, na vida e milagres de San Francisco Javier Pai Francisco Garcia; em O Apóstolo das Índias e New Gentes , Christopher de Berlanga; no Príncipe Mar, San Francisco Javier , Lorenzo Ortiz; sem perder menção a ele nos sermões do pai famoso Antonio Vieira e em outros lugares. Marcello Mastrilli pai nasceu em Nola, Nápoles, em 1603. De família nobre, ele entrou na Companhia apesar da oposição de seu pai. Ele foi educado na escola de Nápoles, onde fez estudos clássicos, filosofia e teologia e gramática ensinada. Em dezembro de 1633, enquanto a desmontagem dos altares da festa da Imaculada Conceição, no palácio do vice-rei, ele acidentalmente deixou cair um martelo na cabeça, suas feridas curadas pela intercessão milagrosa de São Francisco Xavier, que apareceu como um peregrino . Mastrilli pai, pouco depois de sua cura, partiu para a Índia em 07 de abril de 1635, juntamente com trinta e dois jesuítas e dezesseis pais de outras religiões. Ele veio ao Japão em 1637, em meio à perseguição contra os cristãos, e foi martirizado em Nagasaki a 17 de Outubro 1637. Nieremberg pai, em seu livro Homens ilustre da Companhia de Jesus , diz a sua vida, a viagem tão desejada para as Índias e as atrocidades de seu martírio. Ele também inclui a relação do famoso milagre de San Francisco Javier e os muitos milagres em sua morte foram concedidas no mérito aos seus devotos. Após a cura milagrosa Mastrilli iniciou a famosa "Novena da Graça", que se tornou muito popular, em honra de San Francisco e, desde então, seria chamado Marcelo Francesco Mastrilli Felicisimo Indiano. O San Francisco que aparece para o pai Mastrilli fora de uma imagem devota que você tem em seu quarto, onde ele aparece como um peregrino, iconografia refletido muitas vezes por pintores e escultores, e muito comum na tradição cristã que vê a vida na Terra como peregrinação para o céu. Esta imagem milagrosa tornou-se, aparentemente, muitas cópias, e, curiosamente, em muitas relações subseqüentes milagres santos Xaverianos descrito 'como ele apareceu para o pai Marcelo. " E também é milagrosa "imagem com o milagre operado pelo Beato Padre Marcelo Mastrilli" ( Vida e Milagres ... Pai Garcia ), em uma multiplicação de níveis de representação ou conjunto de espelhos muito barroco. [1] [1] Esta entrada é parte dos projectos de investigação modelos de vida e da cultura em Navarra da modernidade cedo , liderada por Ignacio Arellano, com uma bolsa da Fundação Caja Navarra ", pedir ajuda para a promoção da Investigação e Desenvolvimento 2015 "área de Ciências Humanas e Sociais. 03 de dezembro de 2015Deixe uma resposta "Caju", um poema de Marina xaveriano Aoiz Este belo poema que foi gentilmente enviado por Marina Aoiz [1] para se tornar parte de meus antologia poemas da Primavera em louvor de San Francisco Javier , Pamplona, Edições e Livros / Fundação Diario de Navarra de 2004, que era o número 3 "Biblioteca Javeriana" coleção GRISO conduzido. Recebo -lo de volta agora para celebrar com ele no blog do festival, hoje, 3 de Dezembro Navarra e nosso Santo universal .  CAJUS Meu pai, meu filho mais velho, o meu quarto irmão e irmão, todos Javier esteira de palma em as estrelas vê-la dormir. Há apenas dois meses, um veleiro Português depositados em Goa o sexto filho de Juan de Jaso e Maria de Azpilicueta. Este homem magro humilde e compassivo, que esperam que os leprosos como casa "dádiva de Deus" em seus olhos verdes uma sede antiga de amor e justiça. Suas mãos, Mudas de noz, carícias derramou sobre os corpos doentes. Mas suas palavras são veemente, por vezes, continha outra, a semente - que germina corações -boa. Hoje, 07 de julho de 1542, Francisco Xavier chegou à prisão com uma cesta de castanha de caju e vários cocos concurso para oferecer a sua água a rave sobre o efeito dessa febre tropical. O fedor é insuportável, terrível. Navarre, com as suas urzes floridas e alma de espinheiros, fala do bem que o Bom Jesus trouxe do Céu para todos os seres humanos na terra. A brilhante conversações portas. Beleza e esperança. E suas palavras em uma língua desconhecida, eles estão se tornando transparente. Vibrar e fresco , como um riacho de água límpida. Os prisioneiros, doentes, sem-teto, som surround , enquanto entregando castanhas nutritivos e goles de água. Eles sentem a liberdade dos mares sob seus pés descalços. A leveza de espírito. Algo como a brisa. trilha sombreada atravessa as palmeiras e chegar à praia. É esgotado. Ele compartilhou o pão espiritual com os pobres e marginalizados. Espalhe sua esteira na areia e o som do mar traz aromas de alecrim e tomilho sua serra. O rio Aragon vontade calmarias com suas almadias de canto. Anexa circularidade a abóbada celeste com a irmandade. cansaço, com amor incondicional para todos os que vivem coisas . agradeço a Deus pela viagem e revelar cada momento no seu coração compassivo. Não pergunte sinais ou grandeza. Basta um pouco de bondade, de que Jesus trouxe à terra, para distribuir seu toque, seus cajus e água de coco abençoado. Chora com lágrimas doces e amargos para o que o dia lhe ensinou. . Invocar o Virgin Teares sua fortaleza fé pedra; vento de esperança. A noite protege os ossos Francisco. As estrelas velar seus sonhos. E Maria. [1] Marina Aoiz Monreal (Tafalla, Navarra, 1955) é o autor, entre outros livros, livros de poesia risos Gea (1986), Terra Segredo (1991), Admisural (1998) Fragmentos de obsidiana (2001), A esmolas livro (2003), Edelphus (2004), ventos de osso (2005), de luz Don (2006), onde estou agora na frente do meu tempo (2007), folhas do vermelho (2009), códigos momento (2009), O balcão assíria (2011), Ilhas de inverno (2011) e Genesis (2011). 03 de dezembro de 2014Deixe uma resposta Dois poemas para San Francisco Javier No dia da festa de São Francisco Xavier (1556-1552), apóstolo das Índias e no Japão, padroeira das missões e co - patrono de Navarra junto com San Fermin e Santa Maria la Real, eu copiar um par de composições em sua figura , em castelhano e basco : ANTHEM de San Francisco Javier [1] Ele não sonhava com aventura empurrado ou comerciante ambição gananciosos, buscando a Deus, de pé no barco, remaram vai Francis Xavier. Cruz nunca deixar suas outras bandeiras ir mais longe por terra e mar, águia corajosa, levantou-se entre os primeiros, danos, Javier, seu desejo de conquistar. As almas são preciosas pérolas do Oriente o sol brilha. Nunca, jamais, vai escolher, Javier temiam a ira do mar. Índia e Japão impérios são pequenos para saciar seu coração ardente, e os homens rasgando seus sonhos de amor quebrado que vulcão entrou em erupção.  EUZKALDUNEN (Jabier) [2] Euzkaldunen lore Berdin Gabea zuri gaude -arren samiñetan Entzun Jabier -erritaren otoia Jainkoagan dezu para Bizia. Entzun Jabier Loyolaren bitartez Jaungoiko Onak esandako Itzak ez mundua, begira Zerua goi- au betiko daukazu Zoria. Jaunarentzat Sutan dezu Biotza lur guzia nai beretzat dezu. Piztu Jabier xure gar bizi orretan maitasunez, Biotz Gure auek. Gurutzea, Gure zeru bidea gurutzean Jaun Maitea figura. Mundu ontan beti Nekea izango Gero Goian Betea Zorion. Gure Zaitugunez Jarrai bidea rrakutzi egizko bidea. Goian degu gabe Azken Pakea Jainkoagan Zorion Betea. [1] Reunidos em cantos litúrgicos. Eusko-Eleiz-Abestiak , San Sebastian de 1967, não. 102, p. 88. [2] cantos litúrgicos. Eusko-Eleiz-Abestiak , não. 260, p. 146. 03 de dezembro de 20132 Respostas presença San Francisco Javier, no teatro espanhol (Esta entrada deveria ter deixado mais propriamente ontem segunda-feira, 3 dezembro, festa de São Francisco Xavier, co-padroeiro de Navarra San Fermin, juntamente com patrono universal das missões, mas ... não foi possível programar o tempo. Em qualquer caso final melhor do que nunca e um dia de atraso, não é tanto ...) A principal figura de São Francisco Xavier (1506-1552), Navarra e santo universal, resultou em inúmeras recriações literárias, ao longo dos séculos e três grandes gêneros de narrativa, poesia e teatro. Vou abordar hoje brevemente a este último aspecto da presença do personagem no teatro espanhol. Em seu importante trabalho de 1961 sobre San Francisco Xavier na literatura espanhola , padre Ignacio Elizalde, SJ, explicou, com estas palavras o fato de que a vida do santo provar um tema muito apropriado para o tratamento no teatro: A vida de Xavier, essencialmente dramático e profundamente humano, era um tema frutífero e apropriado para o dramaturgo e dramaturgo. Sua intensidade emocional, sua aventura para o divino, a psicologia da conversão, o clima exótico e lendário Oriente, sua impaciência apostólica, o seu amor ardente e vulcânica, seu caráter empreendedor que teceu o mapa das nações em uma rede de viagem, a simpatia de seu personagem, Xavier faz uma extraordinariamente adequado para a figura cena [1] . Grande parte dessa produção dramática sobre San Francisco Javier corresponde à do século XVII se trata de obras compostas pelos padrões do teatro jesuíta e concentraram-se em três datas-chave: 1619, beatificação, 1622, Canonização, e 1640, primeiro centenário da Companhia de Jesus. Após o período barroco, a presença do tema xaveriano no teatro é escassa, mas reaparece com alguma intensidade no século XX. Nós temos, em a um lado, funciona em que o santo é o protagonista ou tem um papel muito importante. Em 1923, o jesuíta argentino Juan Marzal publicado em Buenos Aires Cavaleiro Deus, Inácio de Loyola. Monólogo e cenas dramáticas ; bem, duas das peças contidas neste volume são xaveriano: A Farewell to Arms , estudantes Sainete e Desdém, hobby e amor , drama histórico em três atos. Estréias em 1922 e em 1923 publicou vulcão de amor , Genaro Xavier Vallejos, que além deste drama sagrado compor outra dramático-musical, peça Xavier. Scenic Prints (1930). 1933 é a estréia de The Divine Impaciente José Maria Pemán e 1952 de As estrelas gleam , Adolfo Muñoz. A esta lista devemos acrescentar javierinos Sparkles. Dramatização da vida do santo divididos em 11 boxes , Luis María Arrizabalaga, SJ (1958), com ilustrações musicais por Antonio Massana, SJ [2] . E a alguns anos mais tarde (1963) representou Dolores e alegrias de Castillo de Javier , um show de luz e som na preparação colaborou Jose Maria Recondo, SJ (sinopse histórica), José María Pemán (roteiro literário), Christopher Halfter (música) e Cayetano Luca de Tena (estadiamento). Além disso, nós encontrar outras obras em que Javier intervém, não como o personagem principal, mas secundária: como em O Marquês e o bacharel (1940), Victor ESPINOS, Capitão Loyola (1941), Ramón Cué, e o próprio capitão (1950), de Manuel Iribarren [3] . Tudo isso corpus dramático do século XX sobre a figura de San Francisco Javier, as duas peças mais bem sucedidos e interessantes são, sem dúvida, Volcano Amor (1922), X. Genaro Vallejos, e O Impaciente Divina (1933) José Maria Pemán, mas a análise desses trabalhos requer mais espaço e, portanto, sujeitas a entradas futuras neste blog. [1] Ignacio Elizalde, San Francisco Xavier na literatura espanhola, Madrid, CSIC, 1961, p. 107. A mais recente revisão abrangente do teatro xaveriano jesuíta na Idade de Ouro é a de Ignacio Arellano, chefe da sua edição de San Francisco Javier, o Sol em o Oriente (padre jesuíta Diego Calleja comédia) , Madrid / Frankfurt am Main, Iberoamericana / Vervuert de 2006. para obter uma visão abrangente da presença de San Francisco Javier em teatro espanhol, consulte Elizalde, San Francisco Xavier na literatura espanhola , pp. 105-189. [2] Se você olhar para as datas, vemos que três dessas peças foram compostas por volta de 1922, para marcar o centenário da canonização, ou 1952 centenário da morte do santo, enquanto o Pemán apareceu num momento particularmente problemático, coincidindo com a perseguição da Igreja Católica, que teve lugar durante a segunda República. [3] Neste caso, as duas primeiras obras foram escritas por volta do ano 1940, centenário da Sociedade de Jesus. 04 de dezembro de 2012Deixe uma resposta Com San Francisco Javier em Goa Inaugurada com esta entrada de uma série que irá continuar no blog ", com San Francisco Javier in ... '. Na verdade, a influência ea presença de Navarra e São universal, Apóstolo Mission, co-skipper de Navarra junto com San Fermin se estende por muitos cantos de todo o mundo ... Uma boa maneira de começar a série é a memória da visita a Velha Goa (Goa velho) em dezembro passado de 2011. Na verdade, para coincidir com a festa do Santo (celebrada em 3 de Dezembro) GRISO convocou o Congresso Internacional "San Francisco Javier, Navarra universal, ea companhia dos Jesuítas. Elementos, conflitos e assimilação de dois mundos culturais / St. F. Xavier de Navarra para o Mundo: a Missão Jesuíta. Elementos, conflitos e assimilações de duas culturas " , patrocinado pelo Governo de Navarra, que teve lugar no Centro de Goa International (Dona Paula, Panaji, Goa), em 1-3 de Dezembro de 2011. O Congresso pode ligar ser encontrada em: http://www.unav.es/congreso/javier-india-2011/ San Francisco Javier (ou Goencho Saib, o Senhor de Goa, como eles chamam lá) é admirado por muitos indianos, e não apenas os cristãos, e seu partido é extremamente popular. Tal foi o afluxo de pessoas o grande dia da sua festa, desta vez, com a lentidão avançar as longas filas de peregrinos, que deram abordagem do túmulo no interior da Basílica do Bom Jesus, onde o corpo é preservado Santo incorrupto. Em vez disso, poderíamos assistir à missa celebrada no exterior:   E pudemos ver as grinaldas que fizeram os devotos a diferentes imagens do Santo: Para gravar o nosso "navarridad" Eu queria que meu filho Jeff, que me acompanhou nesta viagem, me faça esse quadro, com a bandeira de Navarra e da basílica ao fundo: O nome de San Francisco aparece, é claro, em muitas barracas que vendem artigos religiosos e recordações: Mas também se estende a muitas outras actividades, incluindo jantar: Neste animada rua mercado em torno da basílica Jeff poderia comprar, e muito bom preço, algumas memórias normalmente Goans : camisa do Barcelona Iniesta e Messi da Argentina selecção (estes são, infelizmente, os efeitos do famoso globalização ...). Finalmente, o último 03 de dezembro em Goa, tivemos uma experiência agradável e tivemos uma festa de São Francisco Xavier feliz, como ele desejava todos os peregrinos este cartaz Departamento de Goa Turismo do Estado:

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